UMAAPOSTACOMFUTURO
BEM-VINDO AO SITE OFICIAL DO
COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS
quarta-feira, 15 de Agosto de 2018 - 23:47
20 Utilizadores OnLine
UTILIZADOR    SENHA   OK
O Internato

FÉRIAS CIC 2018 – Terceira semana


Haja Sol, ou não, e haja água, há jovens em FÉRIAS CIC, no parque aquático de Amarante, à segunda-feira!

Os minutos da viagem são ocupados a combinar quem estende as toalhas, quem escolhe os escorregas, quem vai à frente…

Finalmente, o barulhinho da água adia a fome, pois a barriguita não pode estar cheia para mergulhar, saltar e escorregar!

Depois de um dia divertido nadando na água, seguiu-se uma terça-feira divertida nadando na cultura!

Logo cedo, pelas nove horas, todos rumaram à Invicta de autocarro público!

Em frente à Câmara de Gaia, cada jovem recebeu o seu guião para o «Peddy Paper» que orientou o percurso entre Gaia e Porto.

Por entre ruas e vielas, descobrimos monumentos e muitas curiosidades, como onde comer petiscos deliciosos.

Na rua das Flores, houve uma paragem para saborear os crepes e os gelados da loja Nutela!
O almoço decorreu nos jardins do Palácio de Cristal (que de cristal só tem mesmo o nome), sentados em bancos de pedra e protegidos por sombras frescas, proporcionadas por árvores frondosas. Seguiram-se momentos de lazer, o habitual gelado, e café para os professores acompanhantes, jogos de cartas e paciências e muitas, muitas risadas.

O regresso foi feito do mesmo modo, ou seja, a pé (só assim se vive e sente uma cidade!) até ao autocarro, que se encontrava na Praça da Batalha, usando um percurso diferente, com paragem para uma foto junto ao painel de azulejos coloridos, criado por Joana Vasconcelos, decorando a fachada lateral do “Steak'n Shake”, no Largo do Moinho de Vento

A quarta-feira de manhã foi passada nas instalações do Colégio onde o voleibol dominou!

Ao longo de toda a manhã, os participantes puderam (re)aprender como se joga esta modalidade desportiva. Durante a pausa pós-refeição, viveram-se momentos de lazer e preguiça, num recuperar de energias, bem necessárias para a tarde de brincadeira na piscina do Lar Juvenil dos Carvalhos.

Mais palavras para quê?! Foram horas divertidas, na água ou fora dela, interrompidas por umas dentadas no pão da tarde, estando assim sempre prontos para mais um mergulho.
Na quinta-feira, o encontro foi na praia da Aguda, um dia dedicado ao ambiente na praia entre a Granja e a Aguda.

Começámos por conhecer as dunas «fundamentais para travar o avanço do mar (…), são também o habitat natural de muitas espécies animais e vegetais, algumas endémicas e raras.», uma das explicações dadas pelo professor André, o nosso monitor de serviço.

Uma vez mais, os alunos do Colégio tiveram uma aula em pleno contacto com a natureza, aprendendo a identificar algumas das espécies de plantas e animais, autóctones do litoral nortenho.

O interesse e concentração fizeram as horas voar…, entretanto o Sol, o calor e o marulhar das ondas, tal como o canto das sereias, encantaram-nos, puxando-nos para o mar salgado, azul e reluzente.

O almoço foi degustado com muita avidez: arroz de pato com legumes a colorir, fruta e, entre outras coisas, a mega bebida – ÁGUA!

Os mais gulosos compraram um gelado, enquanto os outros se esticavam nas toalhas e aqueciam ao Sol, tal como os sardões e os lagartos, que veriam minutos depois, correndo apressadamente pelo passadiço, fugindo aos pés dos meninos e meninas mais marotos.

O despertador do telemóvel depressa lembrou que chegava a hora de conhecer a biodiversidade da zona entre as marés.

Duas biólogas da empresa «Mundo mágico» partilharam connosco os seus conhecimentos desta zona interdital, ou seja, a zonas entre as marés.

Sensibilizaram os participantes para as questões da biodiversidade: detetar variações provocadas por desastres ecológicos, ou por alterações climáticas, por exemplo.

Depois de ouvirem, atentamente, as explicações dadas e de perceberem o funcionamento dos materiais a usar, os alunos vestiram a pele dos cientistas e ajudaram a registar dados referentes à fauna e à flora, fizeram medições nas rochas e recolheram amostras para análise.

Além disso, descobriram que aquele habitat encerra uma variedade fabulosa de pequenos animais e de algas de cores impensáveis: dos vermelhos aos verdes, passando pelas algas azuis, sinal de que as águas estão limpas e despoluídas, pelo que assim devem continuar.

Deliciamo-nos com as estrelas-do-mar, os ouriços e os peixinhos que habitam as poças que se formam entre as rochas.

No final desta atividade, em cada participante, cresceu a responsabilidade de contribuir para a preservação de um ecossistema tão frágil, mas tão importante para a vida no planeta azul, que todos somos obrigados a manter saudável.

Seguiu-se um resto de tarde calmo, aproveitando as esplanadas da marginal da Aguda, enquanto aguardavam que os progenitores aparecessem.

Na sexta-feira, a manhã começou com «Naturalmente Arte!», uma atividade que levou os jovens a explorar Senhora da Saúde.

Depois, cada um escolheu o seu espaço preferido e, tendo a Natureza como mote, deu asas à sua imaginação… Em folhas A4, desenharam com cera ou grafite, completando com colagens de elementos recolhidos naquele pedacinho da Natureza.

E o dia terminou com uma tarde de desportos alternativos, desta vez o «Unihockey» e o «Sepak Takraw», que nomes tão esquisitos!!!

Mais uma vez, perguntamos: Onde nasceram ou quem os inventou?! Como se jogam?! Quais as regras?!... Novamente, aqui, deixamos dois bons temas de conversa para uns momentos em família.

Confortavelmente sentados e apoiados em mesinhas, os mais de trinta jovens preencheram, como tem acontecido no final de cada sexta-feira, um questionário de avaliação da semana, para ajudar a organização a reforçar os pontos positivos e a melhorar os que os participantes consideraram menos positivos.

Antes de se despedirem, receberam um diploma que atesta a participação de cada um nas FÉRIAS CIC 2018.

Desfrutem das fotos!

A todos um bom fim de semana e até segunda-feira!



A equipa organizadora
Conceição Coelho
Ismael Gomes
Olívia Magalhães
Carla Santos
Ana Lopes


  
Alvará 726 de 22/01/1943 | Rua do Padrão, 83 . 4415-284 Pedroso - VNG
EDIFÍCIO DO BÁSICO (2º e 3º ciclo e Secundário - privado): TEL. 22 786 04 60 . FAX 22 786 04 61
EDIFÍCIO DO SECUNDÁRIO (Ensino Secundário Financiado): TEL. 22 786 09 20 . FAX 22 786 09 25
Vila Nova de Gaia - Portugal | Endereço de Correio Eletrónico - geral@cic.pt - Mapa