UMAAPOSTACOMFUTURO
BEM-VINDO AO SITE OFICIAL DO
COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS
quarta-feira, 15 de Agosto de 2018 - 23:47
25 Utilizadores OnLine
UTILIZADOR    SENHA   OK
O Internato

FÉRIAS CIC 2018 – Segunda semana


Mais uma segunda-feira no parque aquático de Amarante!
O dia começou, como de costume, com a viagem de autocarro que, embora curta, parece uma eternidade aos jovens ansiosos por saltar para a água, desfrutar dos escorregas e das muitas piscinas existentes no parque.

Na terça-feira, o encontro foi na estação de Espinho e, às oito e trinta e quatro, seguimos de comboio para Salreu, carregados com binóculos, chapéus, muito protetor solar e a curiosidade científica ao rubro!

Percorremos a pé cerca de cinco quilómetros, observando a natureza no seu melhor. Observámos toda a bicharada pequenina que habita entre os juncais como o rouxinol pequeno dos caniços e as garças vermelhas que constroem os seus ninhos entre as canas, ficando assim protegidos de predadores e das nortadas que assolam toda a região do Baixo Vouga lagunar.

(Re)Lembrámos também o que é um ecossistema e a importância de reduzir a pegada que o ser humano tem deixado no ambiente. Como?! Mais um interessante tema de conversa com os vossos educandos.

Seguiu-se uma curta viagem de comboio entre Salreu e Cortegaça e daí uma minicaminhada até ao Parque Ambiental do Buçaquinho, onde nos aguardava um almoço quente, acabadinho de chegar da cozinha do CIC: bifinhos de peru cortados em lascas com cogumelos, acompanhado de puré e um montinho de legumes cozidos. Claro que não faltou a fruta, a água e um gelado, como manda a tradição nos piqueniques em férias.

De tarde, orientados por um biólogo, partimos à descoberta dos habitantes das águas paradas: primeiro, a recolha de água em lagoas de água estagnada ao sol e à sombra, depois a extração de bichinhos e a posterior observação recorrendo às lentes aumentadas – trabalho muito bem executado pelos discentes em férias, que puseram à prova, com distinção, os seus conhecimentos em ambiente laboratorial…

A propósito, sabiam que setenta por cento do nosso corpo é composto por água?!

Daí que, sempre que chega a quarta-feira, os nossos pupilos tenham vibrado com a tarde passada na piscina do Lar Juvenil dos Carvalhos, depois de uma manhã dedicada ao ténis, um desporto que goza de grande popularidade no nosso Colégio.

E, entretanto, chegava a quinta-feira!

Começámos com a visita à refinaria de Leça. Depois das boas-vindas dadas pela diretora do programa de “marketing”, ouvimos a explicação de todo o processo desde a extração do petróleo à sua transformação nos vários derivados que usamos diariamente: a gasolina, os óleos, a borracha, as bases para o fabrico de cremes, o asfalto, tecidos sintéticos e outras coisas mais. Seguiu-se uma visita guiada à enorme refinaria, dentro do autocarro, como obriga a segurança.

Terminada a visita, num pulinho, chegámos ao Farol de Leça. Os dois faroleiros de serviço mostraram-nos como funciona o farol. Entre muitas curiosidades, destacámos que cada farol tem um B.I. para a luz, ou seja, a cadência do piscar identifica-o, ou o som que emite, se o nevoeiro impossibilitar a visão do mesmo durante a noite.

Muito mais poderia escrever, mas deixarei que a curiosidade vos leve a visitar o Farol de Leça, em família, à quarta-feira de tarde, pois é o dia aberto.

Ao almoço, os jovens devoraram, literalmente, o arroz de pato com legumes salteados, que estava muito bom, e deliciaram-se com um gelado enquanto os adultos saborearam um cafezinho. Depois de jogos de cartas e de matrecos, conversas em pequenos grupos e confidências aos professores, houve uma curta sessão de cultura geral: descobrir o que é e para que serve um marco geodésico, um breve historial sobre a Capela de S. Clemente das Penhas (Capela da Boa Nova), uma breve explicação sobre a Casa de Chá da Boa Nova e ainda a oportunidade de conhecer a escultura dedicada ao poeta António Nobre.

A partir das quinze horas, a água voltou a ser rainha!

A Piscina das Marés, também ela arquitetada por Siza Vieira, recebeu-nos com sol, muita água salgada e límpida, mas muito, muito gelada! Mesmo assim, corajosos e destemidos, aquecidos pela juventude, adaptaram-se à água na piscina dos pequenos e, depois, mergulharam na dos grandes, mesmo com um ventinho norte, próprio das nossas praias.

E a semana terminou com uma sexta-feira muito variada!

De manhã, desportos alternativos, com tempo de antena para o “Indiaka” e o “Tchoukball”. Onde nasceram ou quem os inventou?! Como se jogam?! Quais as regras?! Ora aqui ficam mais uns bons temas de conversa para um jantar em família!

De tarde, um «workshop» de criatividade e experimentação entusiasmou os presentes.

Usando massa modelar em argila e as respetivas mãos como molde, os jovens criaram peças originais de acordo com a finalidade que lhes dariam: descansos para os telemóveis ou velas, a título de exemplo. Cada peça foi decorada a gosto.

Mais uma atividade que evidenciou o empenho de cada um e a variedade de atividades que as FÉRIAS CIC promovem!

Uma semana a não esquecer!

Tal como prometemos, daremos notícias da próxima semana.

Até lá!



A equipa organizadora
Conceição Coelho
Ismael Gomes
Olívia Magalhães
Carla Santos
Ana Lopes


  
Alvará 726 de 22/01/1943 | Rua do Padrão, 83 . 4415-284 Pedroso - VNG
EDIFÍCIO DO BÁSICO (2º e 3º ciclo e Secundário - privado): TEL. 22 786 04 60 . FAX 22 786 04 61
EDIFÍCIO DO SECUNDÁRIO (Ensino Secundário Financiado): TEL. 22 786 09 20 . FAX 22 786 09 25
Vila Nova de Gaia - Portugal | Endereço de Correio Eletrónico - geral@cic.pt - Mapa