UMAAPOSTACOMFUTURO
BEM-VINDO AO SITE OFICIAL DO
COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS
quinta-feira, 24 de Julho de 2014 - 20:04
14 Utilizadores OnLine
UTILIZADOR    SENHA   OK
O Internato
  
  O INTERNATO  

  

Desde a sua fundação que o Colégio dedica um especial carinho ao internato. É uma forma de responder aos anseios de muitos encarregados de educação que, vivendo longe dos grandes centros, têm dificuldades em poder dar a melhor formação académica e o melhor acompanhamento aos seus filhos. No Colégio encontram não só essa formação académica como todo um acompanhamento humano e cristão que deixa os pais bastante sossegados, mas não distantes da educação dos filhos. O internato não é, nem pode ser entendido como um lugar onde se deixa a «prenda» para que outros tratem do menino.

Com o evoluir dos tempos, a aposta do Colégio deixou de ser as camaratas para os alunos do ensino básico e os quartos para os alunos do ensino secundário. Todos os alunos internos são alojados em quartos individuais: os do ensino básico no 5º andar e os do ensino secundário no 4º andar.

Int04.jpg (89347 bytes)
Um dos quartos do 5º andar

Int03.jpg (63819 bytes)
Um dos quartos do 4º andar

O horário dos alunos internos é constituído por tempos para tudo: existem tempos fortes de estudo - esta é a grande tarefa dos alunos -, mas também existem tempos de convívio e de desporto. Hoje, todos os alunos internos são acompanhados pelo nosso Gabinete de Psicologia para além de terem igualmente uma actividade de enriquecimento curricular e todo o apoio dos sacerdotes e dos professores e prefeitos seus responsáveis.

Os alunos internos do ensino secundário realizam o seu estudo nos quartos.

Os alunos internos do ensino básico realizam o seu estudo em conjunto, devidamente acompanhados por um Prefeito e por um Professor.
Quer para os alunos do ensino básico, quer para os do secundário, o horário de estudo individual ronda as três horas e meia por dia. Nessas horas, em casos devidamente autorizados, poderão estudar a dois e, se houver algum trabalho que deva ser realizado em grupo, são devidamente acompanhados.

Sempre que necessário, os alunos internos dispõem das salas de computadores para as suas pesquisas e elaboração dos seus trabalhos.

Os momentos de lazer e recreio são passados em franco e são convívio entre todos. Uns jogam, outros conversam e outros, ainda, convivem no bar.

Todos os alunos internos usufruem, igualmente, de uma actividade de enriquecimento curricular na área do desporto ou da música.
Embora possa não ser fácil ser-se interno, a verdade é que todos os que por cá passaram guardam boas recordações não só das mais variadas peripécias que sempre acontecem, mas também da organização do estudo que lhes permite em termos de ensino superior ou de mercado de trabalho, levar por diante uma vida de estudo bem organizada.

  
Alvará 726 de 22/01/1943 | Rua do Padrão 4415-284 Carvalhos - VNG
Tel.:227860460 / 227860920 Fax:227860461 / 227860925 - Vila Nova de Gaia - Portugal
Endereço de Correio Eletrónico - geral@cic.pt - Mapa