BIBLIOTECA DR. NELSON PADRÃO


O Colégio Internato dos Carvalhos conta, na sua estrutura organizacional, com uma biblioteca escolar (BE) que faculta recursos capazes de apoiar o percurso formativo e curricular dos alunos dos diferentes Cursos com Planos Próprios de Dupla Certificação (Escolar de Nível Secundário e Profissional de Nível IV). O espaço constitui-se como uma oportunidade de “desenvolvimento de literacias múltiplas, tais como a leitura e a escrita, a numeracia e a utilização das tecnologias de informação e comunicação, que são alicerces para aprender e continuar a aprender ao longo da vida” (Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória).

 


Assim, deseja-se que os professores motivem os alunos para a utilização do espaço (em reabilitação) nesta fase crucial do seu percurso, promovendo nos jovens a aspiração de se tornem aprendentes autónomos, críticos e reflexivos, providos das ferramentas técnicas e intelectuais necessárias para serem mais bem-sucedidos na sua vida presente e futura.


Vivendo numa era marcada pela informaçao e pelo digital, a biblioteca escolar Nelson Padrao deverá ser capaz de dar resposta a estas necessidades promovendo processos de mudança, com intencionalidade pedagógica, assumindo-se, com o envolvimento de todos os agentes educativos, numa mais-valia para incrementar e fortalecer o Projeto Educativo do Colégio Internato dos Carvalhos.

 


Missao da Biblioteca Escolar

A Biblioteca Escolar é uma das estruturas vitais do Colégio, por isso, assume um importante papel no processo de desenvolvimento dos alunos, através da promoção de práticas favoráveis à aprendizagem e à construção do saber. A sua ação informativa, formativa, cultural, e recreativa, em articulação com as diferentes valências do Colégio, colabora decisivamente para a concretização do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade, contribuindo para uma Educação verdadeiramente inclusiva colocando em prática a Estratégia Nacional de Educação para uma Cidadania e, desta forma respondendo eficazmente aos desafios colocados à Educação.


Nesta perspetiva, a biblioteca deverá tornar-se um núcleo da vida da escola, atraente, acolhedor e estimulante, onde os alunos:

  1. Se sintam num ambiente que lhes pertence e se habituem a considerar o livro e a informação como necessidades do dia-a-dia e como inesgotáveis fontes de prazer e de desenvolvimento;

  2. Tenham acesso à informação e ao conhecimento, através de grande diversidade de materiais;

  3. Possam descobrir e alimentar o prazer de ler e de se informarem recorrendo a fontes documentais disponíveis nos mais variados tipos de suportes;

  4. Possam estudar e encontrar com facilidade fontes documentais, se habituem a selecionar e gerir informação para realizarem atividades curriculares (individualmente ou em grupo, autonomamente ou com apoio docente e de técnicos especializados);

  5. Adquiram competências e autonomia no domínio da informação escrita, digital e multimé dia e produzam documentos em suportes e linguagem diversificadas.



Deve também ser um lugar onde os professores:

  1. Se sintam num ambiente que lhes pertence e adquiram o hábito de tomar iniciativas e participar na sua animação, atualização e enriquecimento;

  2. Encontrem informação variada, utilizável no seu trabalho docente, e possam requisitar livros e outros documentos nos mais variados tipos de suportes para as atividades da sala de aula;

  3. Recolham sugestões, ideias e materiais que os inspirem e apoiem no seu trabalho docente e no ajustamento aos alunos e às turmas;

  4. Possam recorrer ao professor bibliotecário, debater modalidades de incentivar nos alunos o prazer de ler e a aprendizagem centrada na procura autónoma de informação;

  5. Possam encaminhar os seus alunos para que ali realizem atividades de estudo ou de ocupação de tempos livres. (in LANÇAR A REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES)

 


Objetivos

A biblioteca escolar é uma estrutura fundamental para o desenvolvimento da literacia e/ou competência na leitura e escrita e no uso da informação contribuindo para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. Assim, alinhado com os documentos estruturantes do Colégio, e corporizando os domínios de intervenção e metas educativas estabelecidas, deve dar cumprimento aos seguintes objetivos:

  1. Apoiar e intensificar a consecução dos objetivos educacionais definidos na Missão, no Projeto Educativo e nos currículos dos Planos Próprios dos Cursos Científico Tecnológicos que constituem a oferta formativa do CIC;

  2. Promover, nas estratégias de intervenção no ensino aprendizagem, competências de estudo, organização e hábitos de trabalho; hábitos de leitura e investigação; literacia científica e tecnológica; e bom uso, oral e escrito, da língua portuguesa;

  3. Desenvolver, nas estratégias de intervenção ao nível de escola, projetos pedagógicos inovadores alinhados nos valores humanos, cristãos e claretianos que implementem estratégias de educação para a cidadania;

  4. Dinamizar, no domínio da relação Escola/Família/ Comunidade, ações de sensibilização, orientadas por técnicos especializados que potenciem o trabalho colaborativo e interdisciplinar no planeamento e realização conjunta das atividades letivas,

  5. Apoiar aprendizagens baseadas em projetos incentivando nos jovens o hábito e o prazer da leitura e da aprendizagem, bem como o uso dos recursos da biblioteca ao longo da vida;

  6. Oferecer oportunidades de vivências destinadas à produção e uso da informação voltada ao conhecimento, à compreensão, imaginação e ao entretenimento;

  7. Apoiar todos os estudantes na aprendizagem e prática de habilidades para avaliar e usar a informação, em suas variadas formas, suportes ou meios, incluindo a sensibilidade para utilizar adequadamente as formas de comunicação com a comunidade onde estão inseridos;

  8. Proclamar o conceito de que a liberdade intelectual e o acesso à informação são pontos fundamentais à formação de cidadania responsável e ao exercício da democracia;


À biblioteca escolar cumpre exercer, entre outras, estas funções, por meio de políticas e serviços; seleção e aquisição de recursos; provimento do acesso físico e intelectual a fontes adequadas de informação; fornecimento de instalações voltadas à instrução; contratação de pessoal treinado. (Diretrizes da IFLA/UNESCO para as bibliotecas escolares, 2015)




A História

A biblioteca escolar do Colégio Internato dos Carvalhos foi, no dia 24 de outubro de 1998, batizada com o nome de Nélson Padrão, coincidindo com o Dia do Patrono da Instituição, Santo António Maria Claret.


É curiosa a relação entre Santo António Maria Claret e os livros que o levaram, em 1848, a fundar a “Libreria Religiosa” elaborando que, “Se as pessoas não tiverem bons livros, lerão os ruins. Os livros são o alimento da alma, e assim como o corpo é nutrido por alimentos saudáveis e prejudicado por alimentos venenosos, o mesmo ocorre com a leitura e a alma.”


O Professor Nélson Padrão foi um docente de referência no Colégio Internato dos Carvalhos entre os anos 60 e os anos 90 do século passado. Lecionando a disciplina de Matemática, o Professor Nélson Padrão sempre criou uma relação de grande empatia, apesar de, ou talvez por isso, ser um profissional muito exigente, aliando à exigência e pontualidade uma enorme competência científica e pedagógica. Apesar de viver perto de Vila do Conde (Aveleda), era o primeiro docente a chegar ao Colégio, todas as manhãs. Pessoa afável e bem-disposta, mantinha um ótimo relacionamento com todos os alunos, colegas e colaboradores não-docentes. Sempre disponível para ajudar toda a Comunidade Educativa, não só na partilha do seu saber, mas também no desenvolvimento e envolvimento de muitas atividades intelectuais (biblioteca) como desportivas (andebol).


Quando a Direção do CIC decidiu socorrer-se de leigos para a gestão pedagógica do Colégio, o Dr. Nélson Padrão foi escolhido para ser Diretor de Ano, tendo ficado com a responsabilidade de dirigir o décimo segundo ano.


Foi um homem que partiu prematuramente no dia 5 de janeiro de 1995, com 55 anos, deixando enorme saudade em todos quantos com ele trabalharam e, por isso, o CIC perpetua o seu nome e a sua memória através da Biblioteca.




Atividades Desenvolvidas


ATIVIDADES CULTURAIS

Na contagem decrescente para a comemoração dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, os alunos do Curso de Assessoria Jurídica e Documentação em colaboração com a Biblioteca Escolar concretizaram uma exposição intitulada “Aprender em Liberdade como se fala de Liberdade”.

As professoras Paula Oliveira, Maria José Queirós e Ana Gonçalves
22/04/2024

 

Os sobreviventes dos campos de concentração nazi são cada vez menos e, à medida que aumentam os negacionistas do terror do fascismo hitleriano, ou crescem os revivalistas do racismo, antissemitismo, discriminação, xenofobia e homofobia, é importante que a escola não se não desmobilize do combate pela solidariedade e fraternidade humanas

Prof.ª Paula Oliveira
07/02/2024

 

Arthur Schopenhauer referiu sobre a leitura de livros “Apenas através da reflexão nos apropriamos do que lemos, do mesmo modo que os alimentos não nos nutrem senão através da digestão. Se lemos continuamente e sem pensar no conteúdo da leitura, esta não ganha raízes e a maior parte das vezes perde-se”.

Prof.ª Paula Oliveira
24/10/2023

 

Aproveitando o mote lançado pela IASL (“International Association of School Librarianship”) – “Biblioteca Escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar”, demos início às atividades do mês internacional das BE.

Prof.ª Paula Oliveira
18/10/2023

 

Todos os anos, neste mês, é facultada a palavra às Bibliotecas Escolares de todo o mundo, conferindo-lhes a oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem como um centro nevrálgico vital nas escolas.

A Professora Bibliotecária
Paula Oliveira/Curso AJD
03/10/2023

 

No dia seis de junho, e dando continuidade ao projeto de voluntariado iniciado no mês de março, o Colégio Internato dos Carvalhos, nas vozes de cinco alunas voluntárias, Cristiana Correia, Catarina Lima, Joana Pinto, Ana Santos e Margarida Lopes, do 11.º AJD, levaram mais uma história ao Jumbo – “A velha, o burro e a rapariga”, de Elsa Pestana Magalhães, adaptada.

Prof.ª Paula Oliveira
19/06/2023

 

As inúmeras atividades com que o CIC presenteia os seus alunos durante a ExpoCIC/Semana Cultural fizeram protelar a final do Torneio de Damas que se realizou no passado dia 6 de junho.

A Professora Bibliotecária
Paula Oliveira
15/06/2023

 

No dia doze de maio, e dando continuidade ao projeto de voluntariado iniciado no mês de março, o Colégio Internato dos Carvalhos, nas vozes de seis alunos voluntários, António Vieira, Rodrigo Oliveira, Gonçalo Ferreira, Heloísa Oliveira, Maria Inês Carvalho e Filipa Serra, da turma do 11.º AJD, levou mais uma história ao Jumbo – “O Pedaço que falta”, de Shel Silverstein.

António Vieira, Rodrigo Oliveira, Gonçalo Ferreira, Heloísa Oliveira, Maria Inês Carvalho e Filipa Serra do 11.º AJD
25/05/2023

 

No dia 11 de maio, a professora Olívia Magalhães, em colaboração com a Biblioteca Escolar, Dr. Nelson Padrão, promoveu dois “workshops” – “Cosmética Natural” e “Detergentes Ecológicos”.

Prof.ª Olívia Magalhães e Prof.ª Paula Oliveira
22/05/2023

 

No dia vinte e oito de abril, e dando continuidade ao projeto iniciado no mês de março, o Colégio Internato dos Carvalhos, nas vozes de três alunas voluntárias, Leonor Reis, Bruna Martins e Inês Morais, da turma do 11.º AJD, levaram mais uma história ao Jumbo – “O Urso Branco, o Urso Castanho”, de Svetlana Petrovic.

Leonor Reis, Bruna Martins e Inês Morais
04/05/2023

 

O Colégio Internato dos Carvalhos tem, ao longo dos anos, implementado junto da comunidade envolvente projetos que contribuam para elevar os níveis de literacia tanto no ensino e na prática da leitura em sala de aula, como na organização de várias iniciativas promotoras de leitura. Na sequência deste compromisso, sexta-feira à tarde, dia 3 de março, quatro alunas voluntárias, da turma do 11.º AJD, levaram uma história ao Jumbo.

Sofia Miranda, Beatriz Morgado, Sofia Soares e Joana Neves
09/03/2023

 

A 27 de janeiro, assinala-se, anualmente, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Este dia foi implementado através da Resolução 60/7 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a 1 de novembro de 2005, com o objetivo de que a Humanidade não esqueça o genocídio em massa de seis milhões de judeus perpetrado pelos Nazis.

Biblioteca Escolar
28/01/2023

 

A Biblioteca Escolar, no âmbito da Semana da Memória das Vítimas do Holocausto, e em articulação com os Cursos de Artes Gráficas e Assessoria Jurídica e Documentação, promoveu uma conversa intimista com Dr. António Sousa Mendes, neto de Aristides Sousa Mendes.

A Biblioteca Escolar
27/01/2023

 

 
 
 


ATIVIDADES DIVERSAS

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) celebrou, sem festejos, 75 anos de existência, é uma carta de princípios na qual se estabelecem e defendem direitos humanos inalienáveis.

Curso de Assessoria Jurídica e Documentação e Biblioteca Escolar
15/12/2023

 

No dia 23 de outubro, pelas 14h30, na Biblioteca Escolar, Dr. Nelson Padrão, duas monitoras, Maria João Guerra e Flávia Rodrigues, da equipa do Instituto Padre António Vieira (IPAV), dinamizaram uma atividade no âmbito do Dia da Biblioteca Escolar.

Professoras Maria José Queirós e Paula Oliveira
31/10/2023

 

No passado dia 23 de janeiro, no âmbito do projeto promovido pela Biblioteca Escolar com os Cursos de Assessoria Jurídica e Documentação e Artes Gráficas, iniciaram-se as atividades que visam recordar as Vítimas do Holocausto.

A Biblioteca Escolar
26/01/2023

 


CONCURSOS

Pode não ser verdade… Pode não ser verdade que os alunos não largam os jogos no ecrã. Podemos até questionar se alguma vez lhes oferecemos alternativas, como, por exemplo, os jogos de tabuleiro, excelentes ferramentas de integração e intervenção social que, numa escola, podem ser úteis para valorizar e reforçar as relações humanas.

A Professora Bibliotecária
Paula Oliveira
01/04/2023

 

 
 
 


EXPOSIÇÕES

De 7 de fevereiro a 23 de fevereiro, o “design” entrou no CIC pela porta da Biblioteca Escolar ao colocar em destaque a importância deste na conceção de uma capa de um livro.

CIC
05/03/2024

 

A importância de um bom livro não pode ser menosprezada, convicção que recuperamos da inspiração de Santo António Maria Claret, quando, na sua Autobiografia, escrevia “Sem dúvida, a leitura de bons livros sempre foi considerada de grande utilidade; hoje, porém, é de suma necessidade. […] Os que lerem livros bons e oportunos, adequados a si e às próprias circunstâncias sentir-se-ão nutridos e fortalecidos”.

Prof.ª Paula Oliveira
06/11/2023

 

O Mês Internacional das Bibliotecas Escolares tem criado inúmeras oportunidades para a Biblioteca Escolar do CIC interpelar os alunos através de múltiplos desafios propostos e desenvolvidos em colaboração/cooperação com professores e alunos dos vários cursos do Colégio.

Prof.ª Paula Oliveira
03/11/2023

 

No dia 26 de março, data criada pela Sociedade Portuguesa de Autores para comemorar o Dia do Livro Português, os nossos escritores entraram no CIC pela porta da Biblioteca Escolar para colocar em destaque a importância do livro, do saber e da língua portuguesa.

João Jesus, 15713, 11QA
05/04/2023

 

 
 
 


UM LIVRO, UM DESAFIO

Na sequência do desafio “Educar para a Literacia”, lançado pela Biblioteca Escolar, Dr. Nélson Padrão, o Grupo Disciplinar de Línguas Românicas propõe a leitura do livro “A Trança de Inês” de Rosa Lobato de Faria.

Sugestão de leitura do GDLR.
20/02/2024

 

O Poder da Geografia: dez mapas que revelam o futuro do mundo.
Na sequência do desafio “Educar para a Literacia”, lançado pela Biblioteca Escolar, Dr. Nélson Padrão, o Grupo Disciplinar de Ciências Sociais propõe a leitura do livro “O Poder da Geografia” que ajudará o leitor a perceber que o desenho, muitas vezes artificial, dos mapas da atualidade está na origem de muitos conflitos da contemporaneidade, dando, assim, ênfase ao facto de a Geografia assumir um papel relevante no domínio da política mundial

Prof.ª Sónia Teixeira
30/01/2024

 

O Grupo Disciplinar de Ciências Sociais deu continuidade ao desafio “Educar para a Literacia”, lançado pela Biblioteca Escolar, e, com a proximidade da celebração dos 50 anos da Revolução do 25 de Abril, escolheu o livro intitulado “Proibido”, de António Costa Santos.

Prof.ª Anabela Vaz Pinto
19/01/2024

 

Deixamos-vos com a escolha literária do Grupo Disciplinar de Ciências Matemáticas: “O 10 Magnífico” é um livro ilustrado da autoria da italiana Anna Cerasoli, licenciada e investigadora em Matemática, além de ter sido professora no ensino secundário.

Prof.ª Fernanda Belém
11/12/2023

 

Deixamos-vos com a escolha literária do Grupo Disciplinar de Expressões e Artes: “Anatomia Artística”.
Michel Lauricella é licenciado pela Escola Nacional Superior de Belas Artes de Paris e autor de diversos manuais de desenho, entre os quais se encontra a série Anatomia Artística, proposta feita pelo Grupo Disciplinar de Expressões e Artes.

Prof.ª Ana Gonçalves
19/07/2023

 

Deixamos-vos com a escolha literária do Grupo Disciplinar de Ciências Humanas: “Mini Filosofia - O Pequeno Livro das Grandes Ideias”.
«“Mini Filosofia” é uma viagem fascinante para o que algumas das mais destacadas mentes dos últimos 2.500 anos têm a dizer sobre as grandes questões da vida.».


27/06/2023

 

Deixamos-vos com a escolha literária do Grupo Disciplinar de Educação Física e Desporto: “Correr para Vencer”.
Este livro relata os primeiros anos da fundação da “Nike”, memórias do seu fundador, Phil Knight, que, com apenas 50 dólares que o seu pai lhe havia emprestado, conseguiu construir um império.

Prof. António Silva
30/05/2023

 

Deixamos-vos, este mês, com a escolha literária do Grupo Disciplinar de Línguas Germânicas: “I AM ZLATAN IBRAHIMOVIC”.
Trata-se de uma autobiografia do famoso futebolista, filho de pai muçulmano da Bósnia e mãe católica da Croácia, que cresceu num dos bairros mais problemáticos de Malmo, na Suécia.

Prof.ª Emília Macedo
02/05/2023

 

Este mês ficamos com a escolha do Grupo Disciplinar de Ciências Naturais: “Life” reúne e desenvolve uma série de recursos pedagógicos que integram ferramentas para o estudo independente do aluno despertando, desta forma, autonomia, espírito critico e criatividade na medida em que os alunos são convidados a participar ativamente do processo de descoberta e trabalham, à sua maneira, para a compreensão real dos princípios biológicos.

Biblioteca Escolar
04/04/2023

 

Este mês ficamos com a escolha do Grupo Disciplinar de Ciências Sociais: Vigésimo-quarto romance ficcional de José Rodrigues dos Santos – “A Mulher do Dragão Vermelho” –, inspirado em factos reais, transporta-nos ao coração da geopolítica e mostra a grande ameaça e os desafios que o Ocidente enfrenta, em pleno século XXI, chamando-nos a atenção para o perigo que a China representa para os dias de hoje.

Biblioteca Escolar
01/03/2023

 

A Biblioteca escolar, com o intuito de aproveitar as oportunidades oferecidas pelos Grupos Disciplinares, lança a atividade “Um livro, um desafio”, com o objetivo de promover a literacia dos nossos alunos. Assim, dois Grupos Disciplinares foram e são desafiados, a cada mês, a escolher um livro que vá ao encontro do interesse das disciplinas que lecionam e que possa suscitar interesse no nosso público-alvo. A partida foi dada com a escolha dos Grupos Disciplinares de Ciências Matemáticas e de Línguas Românicas

Biblioteca Escolar
02/02/2023

 

 
 



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A Bibliotecária,
Dr.ª Paula Oliveira