CIC presente no Seminário Internacional da Universidade Católica

CIC
31-10-2018

Decorreu, no dia 27 de outubro, na Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto, um Seminário Internacional, subordinado ao tema “Inovação em Educação: do currículo às práticas pedagógicas”...

 

Decorreu, no dia 27 de outubro, na Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto, um Seminário Internacional, subordinado ao tema “Inovação em Educação: do currículo às práticas pedagógicas”, organizado no âmbito da parceria estratégica desenvolvida entre a Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica do Porto e onze colégios do distrito do Porto.

O Colégio Internato dos Carvalhos não poderia deixar de marcar presença, dado ser uma referência para outras escolas no que à inovação diz respeito.

Neste sentido, o CIC vincou a sua presença de duas formas: um grupo de alunos dos cursos de Línguas e Relações Empresariais e de Património e Turismo teve a oportunidade de participar na equipa do “Staff”, estando responsáveis pelo secretariado e pela orientação de todos os participantes, docentes, psicólogos e público em geral; por outro lado, visto que é característica do CIC procurar sempre a inovação pedagógica, a nossa instituição foi também convidada a marcar presença num dos painéis do seminário, tendo tido a oportunidade de partilhar um dos seus projetos inovadores, o Projeto SER+, um projeto de formação humana e que é a “pedra angular” de toda a nossa formação integral. Este momento de partilha pública do projeto do CIC foi coordenado e apresentado pelo Dr. Isidro Pinheiro, sendo de salientar, no âmbito da apresentação efetuada, a presença de duas ex-alunas - a Sara Cardoso e a Ana Luísa Capelo. A participação destas duas alunas nessa exposição foi deveras importante e impactante, pois permitiu um testemunho excelente da natureza e do âmbito educativo do projeto em causa.

Neste sentido, importa agradecer a presença e a disponibilidade demonstrada pelas alunas, dado que, também neste momento de partilha com a audiência, o CIC fez claramente a diferença. De facto, foi possível concluir que toda e qualquer ação educativa é tanto mais eficaz quanto maior for o impacto na Vida dos nossos alunos, sendo a sua presença e o seu testemunho uma prova inequívoca disso mesmo.

Foi uma iniciativa que muito enriqueceu os nossos docentes e alunos participantes, constituindo uma excelente oportunidade para a aquisição de competências fundamentais para a construção contínua de um futuro que se pretende que continue a honrar os pergaminhos de sucesso educativo que esta escola sempre trilhou e continuará, seguramente, a trilhar.

Mais uma vez, o CIC afirmou-se como uma escola diferente, “uma escola com projetos de vida com sentido”.

 

CIC