Climate Change Leadership

Pelas alunas Mariana Martins e Bárbara Pereira, do 12.º LR
13/03/2019

A cimeira "Climate Change Leadership 2019", realizada na Alfândega do Porto no dia 7 de março, focou-se nas alterações climáticas e nas suas soluções. Os alunos do Colégio estiveram presentes.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Duas alunas do CIC receberam por parte da C. M. de Gaia, após oportunidade dada por esta de desfrutarem da companhia do ativista indiano Afroz Shah e de realizarem várias atividades com este, bilhetes para assistirem à conferência internacional “Climate Change Leadership Summit 2019” - que reuniu ativistas individuais e líderes mundiais, sob o lema "Be Inspired. Together we can make a difference.”


Os oradores que constaram no Porto “Summit” foram Afroz Shah, ativista indiano reconhecido pelo seu trabalho na limpeza de praias pela ONU; Kaj Torok, diretor de sustentabilidade da Max Burgers, empresa sueca de “hamburguers” que se tem distinguido pelas inovações com grande consciência ambiental; Ester Asin, diretora do “World Wide Fund for Nature” (WWF), organização não-governamental para a recuperação, investigação e conservação do ambiente; João Pedro Matos Fernandes, ministro português do ambiente; por fim, Al Gore, antigo vice-presidente dos Estados Unidos da América, escritor do livro "Uma Verdade Inconveniente", jornalista e ecologista.


Após a discussão de temas importantíssimos nesta cimeira e a possibilidade de enriquecimento e reflexão sobre as alterações climáticas e o impacto que estas têm e poderão vir a ter nesta casa comum, por parte das alunas do 12.º LR, resta-nos agradecer e felicitar a Câmara pela oportunidade e incentivo que dão aos jovens, assim como ao ativista Afroz Shah que nos acompanhou com a sua amabilidade e disponibilidade quer no dia 6, quer durante a cimeira. E, por fim, não se pode deixar de mencionar o brilhante trabalho realizado por este último ativista, tendo em conta as suas ações e consciencialização da comunidade internacional para um problema que é de todos. O seu discurso antipolítico incentiva cada um de nós a tomar uma ação e não esperar que os políticos resolvam tudo. Nós somos a solução.


Parabenizamos também o trabalho realizado pelo ministro do ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e as soluções apresentadas com vista ao seu cumprimento até 2030, deixando um clima de esperança e otimismo em relação ao futuro. Numa conversa com as alunas, durante a cimeira, afirmou que serão cumpridos os objetivos até 2030 com todas as certezas.



Pelas alunas Mariana Martins e Bárbara Pereira, do 12.º LRo

 

 

GALERIA DE IMAGENS