SHARE TO BE FAIR - OUR WATER, OUR WORLD


Ao longo dos 115 anos de vida, a nossa escola tem estabelecido diversos protocolos de cooperação com entidades locais. No entanto, o desenvolvimento de parcerias internacionais que possibilitem aos nossos alunos a vivência de novas realidades culturais e científicas foi uma área nunca explorada e que pretendemos potenciar. Consideramos que a participação no Programa Erasmus+ poderá contribuir para uma maior motivação dos jovens para as aprendizagens, além de lhes permitir uma experiência que, provavelmente, não teriam de outra forma. Por outro lado, temos alguns jovens que têm como objetivo vocacional trabalhar no exterior do país, e esta mobilidade poderia constituir-se como oportunidade de aquisição de novas competências e redes de contacto que serão úteis no futuro.


O Colégio, enquanto escola com um cariz tecnológico, pretende apostar em projetos que potenciem o desenvolvimento de competências tecnológicas e digitais, tendo em conta a educação e sustentabilidade ambiental. Outra necessidade identificada pela escola é o aumento das competências linguísticas em língua inglesa dos nossos alunos. A terminologia técnica assume-se como essencial e poderá ser potenciada com o desenvolvimento das atividades inerentes a este projeto.

 


Ao longo dos últimos anos, Portugal tem vivido momentos de seca extrema que têm alarmado e afetado muitas populações e produções agrícolas/agropecuárias, tendo consequência ao nível do aumento do preço dos bens de consumo. Tendo as escolas um papel essencial na sensibilização e consciencialização destas problemáticas junto dos alunos, parece-nos que, além dos conteúdos programáticos e programas de cidadania, é urgente desenvolver ações concretas e mobilizar os jovens a intervir na sua realidade e contexto, de forma a quebrar este ciclo. Consideramos que existe a necessidade de transformar uma visão em realidade do dia a dia dos nossos jovens. Desta forma, o Colégio considera como necessidade mobilizar os jovens a produzir mudanças nas suas vidas e na sua Escola.

 


Finalidades

  • Dar a conhecer o Programa Erasmus+, a sua finalidade e princípios;

  • Conhecer novas realidades, culturas e projetos no âmbito da ação climática e proteção dos recursos naturais;

  • Conhecer projetos e ações sustentáveis desenvolvidas por outras escolas e países;

  • Desenvolvimento de competências transversais tais como a comunicação, espírito crítico e iniciativa;

  • Desenvolvimento dos conhecimentos em língua inglesa;

  • Tomada de consciência de que todos devemos ter um papel ativo na luta pelo ambiente e que esta é uma preocupação da Europa e do Mundo.

 


Objetivos

  • Desenvolver competências na área da educação ambiental, nomeadamente na sustentabilidade dos recursos naturais, em 60 dos alunos do ensino secundário.

  • Promover o contacto com outras culturas e desenvolver competências linguísticas em 60% dos alunos participantes no projeto.

  • Envolver pelo menos 60 alunos em ações/projetos locais (colégio e comunidade) que promovam o uso sustentável de água.




Desenvolvimento do Projeto

Numa primeira fase, o Colégio tem previsto realizar uma divulgação do Programa Erasmus +, dos seus objetivos e atividades, junto da sua comunidade educativa, nomeadamente aos alunos do 10.º e 11.º anos, de forma a permitir a participação dos alunos nos 18 meses do projeto.


Serão definidos prazos para a inscrição no projeto. Neste processo de inscrição, os alunos terão de apresentar uma carta de motivação para a sua participação. Depois da seriação e seleção dos participantes, iniciar-se-á uma nova fase do projeto. Nesta fase, serão lançadas várias tarefas com o objetivo de orientar os alunos para o desenvolvimento do projeto na escola e, simultaneamente, para a seleção dos alunos que participarão nas mobilidades.


Serão criados vários grupos de trabalho que serão orientados por professores do Colégio.


Serão, igualmente, realizadas sessões virtuais entre os nossos alunos e os jovens de outras escolas do projeto, no sentido de proporcionar o seu envolvimento na preparação e implementação do projeto e iniciar-se-á a preparação da receção dos alunos das escolas parceiras na nossa escola.

 

Uma das atividades que propomos é a organização do “Model United Nations Special Conference”, sobre a temática da Água. Neste sentido, os diferentes alunos devem preparar previamente esta atividade recorrendo a ferramentas digitais/virtuais, de forma que, aquando da mobilidade, esta se possa realizar presencialmente. Nesta conferência, pretendemos que se discuta o direito do acesso à água e o dever de conservar este recurso natural. Pretende-se estimular a participação democrática, a discussão e reflexão sobre esta temática tão importante para todos.


Ainda na fase de implementação, as atividades planeadas permitem conhecer/dar a conhecer a nossa realidade, património cultural e sobretudo o nosso património ambiental. Está pensada uma visita ao estuário do rio Douro, trilhos ecológicos de Gaia, uma visita à Estação Litoral da Aguda e contacto com pesca sustentável, mas também atividades que permitam conhecer a nossa tecnologia ambiental (estação de tratamento de águas, empresas tecnológicas...). Estas visitas seriam acompanhadas de conversas com especialistas sobre as temáticas.


Ao longo do projeto, os nossos alunos irão conhecer e desenvolver um sistema da aquaponia, articulando com alguns conteúdos disciplinares, o que poderia culminar num “workshop” para outras escolas sobre este modelo sustentável. Nos nossos laboratórios, poderiam ver como funciona este modelo e levar para as outras escolas esta experiência.


Outra atividade que planeamos é a construção de um protótipo de recolha de água das chuvas com aproveitamento energético, este protótipo seria desenvolvido pelos nossos alunos ao longo dos 18 meses e seria partilhado com os alunos das escolas cooperantes.


Pretendemos partilhar digitalmente algumas reflexões, apresentações e iniciativas realizadas pelos nossos alunos sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável, nomeadamente proteção da vida marítima, água potável e saneamento, ação climática, indústria e inovação, nomeadamente na construção de um portefólio digital que contemple esta informação.


Estas atividades pressupõem o envolvimento dos nossos alunos não só na mobilidade, mas em todo o processo de preparação e avaliação.



Seleção e Seriação

Após a divulgação do projeto à comunidade educativa, iremos abrir inscrições de forma que todos possam demonstrar o interesse em participar no projeto. Será pedido que, conjuntamente com a inscrição, entreguem uma carta de motivação em que possam explanar a sua motivação pessoal para participação no projeto.


O Projeto Erasmus+ do Colégio compromete-se a ir ao encontro da filosofia do Programa Erasmus, garantindo que 40% dos alunos envolvidos no projeto se encontram ao abrigo das regras de diversidade e inclusão do projeto. Iremos ter em conta o contexto pessoal e familiar de cada aluno, dando prioridade aos alunos que ou por motivos socioeconómicos não teriam capacidade de usufruir de uma experiência de internacionalização ou que apresentem alguma necessidade específica na aprendizagem. A seleção assentará também em critérios de avaliação relativamente ao envolvimento dos alunos na escola e no projeto.


Nesta primeira fase serão selecionados 60 alunos.


Serão tidos em conta os seguintes aspetos: Carta de Motivação, participação anterior em projetos Erasmus+, aspetos específicos que permitem a igualdade de oportunidades e inclusão e, em caso de empate, a avaliação do Tutor relativamente ao aluno, com as seguintes pontuações:

  • Carta de Motivação – até 30 pontos;
  • Nunca ter participado em projetos Erasmus+ – 10 pontos;
  • Critérios de inclusão – até 20 pontos (alunos com necessidades educativas especiais/doenças específicas, dificuldades económicas…).


Os alunos serão seriados de acordo com as pontuações obtidas, definindo assim o grupo que participará no projeto.


Numa segunda fase, serão solicitadas diferentes tarefas relacionadas com o nosso projeto ERASMUS aos participantes, sendo que a avaliação de cada uma destas tarefas contribuirá com um peso de 30% para a pontuação dos alunos. A pontuação assim obtida permitirá seriar e selecionar os alunos para cada uma das mobilidades previstas no projeto.

 


Mobilidades




Atividades Desenvolvidas


SHARE TO BE FAIR - OUR WATER, OUR WORLD

O Programa Erasmus+ “Share to be Fair - Our Water, Our World”, de curta duração, que envolveu Portugal, Espanha, Alemanha e Países Baixos, fica concluído com a presença do CIC -10 alunos e dois professores - na 3.ª e última mobilidade a Buckeburg, na Alemanha, na semana de 6 a 10 de novembro de 2023.

A Equipa Erasmus+
30/11/2023

 

Na semana de 25 a 29 de setembro, o CIC viveu mais um momento significativo do seu projeto ERASMUS+ - OUR WATER OUR WORLD. Desta feita, coube ao Colégio receber 30 alunos das escolas parceiras do projeto, oriundos de Espanha (Las Palmas), Países Baixos (Gemert) e Alemanha (Buckeburg).

A Equipa Erasmus+
30/10/2023

 

Dez alunos e dois professores do CIC participaram na mobilidade a Las Palmas, de 13 a 17 de março, no âmbito do projeto Erasmus+ “Share to be Fair-Our Water, Our World” que integra quatro países: Portugal, Espanha, Países Baixos e Alemanha.

A Equipa Erasmus+
10/04/2023

 

A comemorar os seus 115 anos, o Colégio Internato dos Carvalhos continua a abraçar novos desafios para promover o desenvolvimento integral dos seus alunos.
Assim, envolvidos num programa Erasmus+ desde o início do ano letivo, chegou o momento da primeira mobilidade, e, deste modo, no dia 12 de fevereiro, um grupo de dez alunos e dois professores partiram em direção à vila de Gemert, no centro dos Países Baixos.

A Equipa Erasmus+
28/02/2023

 

 
 
 



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