Preencha o formulário com os dados que pretende pesquisar e prima o botão "Procurar".
Docentes do CIC em Florença com os Parceiros do Projeto Erasmus+, RoboSTEAMSEN
Prof. Jonny Alves e Prof. Manuel Jesus16/02/2024
Nos passados dias 30 e 31 de janeiro de 2024, estiveram reunidos em Florença (Itália) os professores Jonny Alves e Manuel Domingos Jesus com os parceiros do projeto Erasmus+ RoboSTEAMSEN.
Luís Paulo Reisé professor e Diretor do curso de Licenciatura em IA e Ciência de Dados na Universidade do Porto, é professor associado no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, é Diretor do Laboratório de IA e Ciência de Computadores (LIACC), foi presidente da Associação Portuguesa para a IA (APPIA) e da Sociedade Portuguesa de Robótica, sendo, também, membro sénior do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrónicos (IEEE).
Num tempo em que muito se “opina” sobre a IA, os professores do CIC tiveram a oportunidade de ouvir alguém que, na verdade, é especialista neste assunto, que não emite opinião, mas que fala sobre o assunto de forma objetiva e com informação científica.
Atualmente, a IA está a revolucionar diversas áreas da sociedade e a educação é uma delas. Este momento formativo revelou-se um contributo bastante enriquecedor para todo o corpo docente do CIC, uma vez que ajudou a clarificar o papel que a IA pode ter na otimização de todo o processo de desenvolvimento individual de cada aluno, libertando os professores e educadores para se concentrarem mais na interação humana e do desenvolvimento emocional dos alunos.
Em suma, esta ação de formação, para além de ter sido uma mais-valia para todos, também foi um acrescento no contexto pedagógico atual, uma vez que os professores, ao dominarem e integrarem as ferramentas da IA na educação, podem melhorar as suas práticas pedagógicas, bem assim como estão a preparar os alunos para o futuro, no qual a inovação tecnológica e a colaboração humana têm de ser indissociáveis na defesa da Vida Humana e da sua Dignidade.
CIC