O Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de janeiro, “estabelece os princípios e as normas que garantem a inclusão, enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa.”
Tendo por base este pressuposto, e porque o CIC se preocupa, desde sempre, em centrar a sua ação educativa na PESSOA que está por trás de cada aluno, promoveu, através da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), uma Ação de Formação para todo o corpo docente. Dado o número elevado de professores do CIC, a ação de formação realizou-se em “duplicado”, ou seja, os professores foram divididos por Grupos Disciplinares para facilitar e otimizar o trabalho em equipa. Assim, alguns Grupos Disciplinares refletiram sobre a Intervenção em Educação Inclusiva durante a manhã e os restantes, durante a tarde.
No início deste momento formativo, a Dra. Ana Sofia Viana, Vogal da Direção Pedagógica responsável pela EMAEI do CIC, deu as boas-vindas a todos e explicou os objetivos desta Formação e como iriam decorrer os trabalhos. Seguidamente, deu a palavra ao Dr. Victor Reis, elemento do Gabinete de Psicologia do CIC e elemento da EMAEI, para que ele conduzisse os trabalhos em representação da EMAEI.
Primeiramente, fez uma abordagem/contextualização teórica sobre as orientações presentes em vários documentos emanados pela Tutela e, num segundo momento, após um curto intervalo, desafiou todos os professores a um trabalho prático em equipa sobre dois casos concretos, seguindo-se um momento de diálogo e partilha de algumas conclusões.
Foi um dia muito enriquecedor para todos os professores do CIC, um contributo muito importante e que, certamente, irá ajudar a melhorar a sua prática educativa, premissa que procuramos continuamente para darmos uma resposta cada vez mais eficiente e eficaz aos desafios que nos são colocados.
Por essa razão, há que endereçar uma palavra de felicitações à EMAEI por esta iniciativa que “acrescentou mais recursos” a todo o corpo docente do CIC.
À semelhança do nosso Patrono, St. º António Maria Claret, que “olhou sempre para o mais urgente oportuno e eficaz”, o CIC trabalha para ser uma Escola cada mais inclusiva, ou seja, “um espaço onde todos os jovens tenham oportunidade de ser eles mesmos e onde as diferenças não são escondidas, mas destacadas”.
No final, o Diretor Pedagógico deixou uma palavra de agradecimento à EMAEI, bem assim como a todos os professores pelo trabalho que tem sido desenvolvido no âmbito da Educação Inclusiva no CIC.
Reiteramos os votos de um excelente ano letivo para toda a Família CIC.
CIC