PROJETO CIC: CONHECER, INCLUIR E COOPERAR

CIC
12/01/2024

Os alunos do 11.º EA visitaram a APPC (Associação do Porto de Paralisia Cerebral) no dia 11 de janeiro, durante a tarde, no âmbito do “Projeto CIC: Conhecer, Incluir e Cooperar”, Projeto SER+ da turma, um projeto de equipa com as turmas do 11.º e 12.º ET.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Os alunos do 11.º ano do curso de Eletrotecnia e Automação Industrial foram recebidos na Associação pelos responsáveis da mesma, tendo, seguidamente, iniciado a visita. Visitaram vários espaços, como, por exemplo, o espaço da oficina do brinquedo, a carpintaria, a escola de teatro e o espaço onde se encontra o “banco” de produtos de apoio para manutenção (cadeiras de rodas, andarilhos, etc.). É nestas áreas que a APPC tem mais dificuldade de cooperação, por isso será no conserto destes produtos de apoio que os alunos do curso de Eletrotecnia e Automação Industrial irão cooperar, em regime de voluntariado.


É urgente promover a INCLUSÃO, pelo que esta iniciativa pretende ajudar os alunos a aprofundar a sensibilidade perante a diferença e, principalmente, desenvolver ações concretas no sentido de minimizar a desigualdade de oportunidades, promovendo o respeito pela diferença e “reforçando” o combate à exclusão, designadamente em pessoas com paralisia cerebral (PC).


O “Projeto CIC: Conhecer, Incluir e Cooperar” pretende ajudar os alunos a desenvolver competências pessoais e sociais, despertar para uma Cidadania Ativa, sensibilizar para a Igualdade e Não Discriminação, promover um Ambiente Inclusivo e reforçar a consciência dos alunos sobre algumas Áreas de Cidadania, tais como Direitos Humanos, Empreendedorismo e Voluntariado.


A visita terminou com a realização de algumas partidas de “Boccia” bastante animadas entre os alunos.


Por último, e porque a visita se realizou no “Dia Internacional do Obrigado”, uma palavra de Gratidão aos responsáveis da APPC pela forma como receberam os alunos do CIC.


Agora é necessário colocar “mãos à obra” e fazer a diferença na vida de muitas pessoas portadoras de Paralisia Cerebral.


Parabéns aos alunos que aceitaram colocar alguns conhecimentos e competências ao serviço dos outros, “construindo pontes” e colaborando em estratégias para uma Inclusão mais efetiva.


CIC


 


 

GALERIA DE IMAGENS