Alunos do 11.º e 12.º ET Visitaram a APPC no Âmbito do PROJETO SER+

CIC
28/11/2023

No âmbito do Projeto de Formação Humana do CIC, Projeto SER+, os alunos do 11.º e do 12.º ET visitaram, no dia 27 de novembro, durante a tarde, a APPC (Associação do Porto de Paralisia Cerebral).

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

As turmas do 11.º e 12.º anos do curso de Eletrónica e Telecomunicações, em conjunto com a turma do 11.º ano do curso de Eletrotecnia e Automação Industrial, estão a trabalhar em conjunto no “Projeto CIC: Conhecer, Incluir e Cooperar”, e esta visita foi mais um passo na implementação do mesmo; a visita à APPC para os alunos do 11.º EA está agendada para o mês de janeiro.


Chegados à APPC, as turmas foram divididas para que a visita decorresse com menor impacto para os utentes da APPC. Os alunos visitaram vários espaços, como, por exemplo, o espaço da oficina do brinquedo, a carpintaria, a escola de teatro e o espaço onde se encontra o “banco” de produtos de apoio para manutenção (cadeiras de rodas, andarilhos, etc.). É nestas áreas que a APPC tem mais dificuldade de cooperação, por isso será nas mesmas que os alunos destas três turmas irão cooperar em regime de voluntariado – colaborar no conserto dos produtos de apoio e na automação de brinquedos para crianças com deficiência, ajudando que estas possam usufruir dos mesmos, adaptando-os à sua condição clínica.


É urgente promover a INCLUSÃO, pelo que esta iniciativa pretende ajudar os alunos a aprofundar a sensibilidade perante a diferença e, principalmente, desenvolver ações concretas no sentido de minimizar a desigualdade de oportunidades, promovendo o respeito pela diferença e “reforçando” o combate à exclusão, designadamente em pessoas com paralisia cerebral (PC).


O “Projeto CIC: Conhecer, Incluir e Cooperar” pretende ajudar os alunos a desenvolver competências pessoais e sociais, despertar para uma Cidadania Ativa, sensibilizar para a Igualdade e Não Discriminação e promover um Ambiente Inclusivo.


Este projeto pretende colaborar no reforço da consciência dos alunos sobre algumas Áreas de Cidadania, tais como Direitos Humanos, Empreendedorismo e Voluntariado.


A visita terminou com a realização de alguns jogos de “Boccia” bastante animados entre os alunos, que nem os professores deixaram de experimentar.


Por último, uma palavra de agradecimento aos responsáveis da APPC pela forma como receberam os alunos do CIC, bem assim como pelo trabalho que desenvolvem junto das pessoas portadoras de paralisia cerebral.


Agora é necessário colocar “mãos à obra” e fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Parabéns aos alunos das turmas que aceitaram este desafio de dar continuidade ao “Projeto CIC: Conhecer, Incluir e Cooperar”.

 


CIC


 


 

GALERIA DE IMAGENS