Projeto Recibosk - a Promoção Gráfica como Ferramenta de Sensibilização para uma Consciência Ambiental

Prof.ª Ana Gonçalves e as alunas Rita campos e Inês Carvalho, do 11.º AG
27/02/2024

O Projeto Recibosk está a ser implementado no Colégio, no âmbito dos projetos Ser+ e Cidadania do Curso de Artes e Indústrias Gráficas, concentrando-se na fomentação da consciência para a reutilização e valorização de subprodutos e resíduos do setor alimentar, nomeadamente das rolhas de cortiça e dos OAU (óleo alimentar usado) provenientes da restauração e consumo doméstico, estando disponíveis contentores de reciclagem destes dois produtos junto à cantina.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

No âmbito do Projeto Recibosk feito em parceria com a Casa Comum da Humanidade (“Common Home of Humanity”) referente ao projeto de Ser +, as turmas do 11.º AG e 12.º AG foram realizar oficinas de Biodiversidade e Plantação de Árvores Autóctones, nos respetivos dias 18 e 31 de janeiro, ao Parque Municipal da Lavandeira e ao Parque Biológico de Gaia, em Vila Nova de Gaia.


O objetivo do Projeto Recibosk é promover uma participação comprometida na recuperação dos ecossistemas e do capital natural no interior da área urbana - recuperação ecológica de uma área de expansão do Parque Biológico de Gaia, combinando ações de consciência ambiental de reciclagem e reutilização como forma de angariação de fundos para as ações de recuperação dos ecossistemas.


Esta promoção está a ser posta em prática através de uma campanha gráfica em que os alunos do Curso estão a desenvolver materiais gráficos para essa sensibilização.


Segue-se o testemunho das alunas Rita Campos e Inês Carvalho, do 11.º AG:


Chegamos por volta das 9h15 da manhã e começamos por ouvir uma pequena explicação daquilo que íamos fazer e como o íamos realizar. Ajudámos o responsável a transportar as árvores e os materiais necessários para a execução da atividade, aprendemos a maneira correta de plantar as árvores e os seus benefícios, bem assim como o impacto que elas teriam no ambiente do parque. Procedemos, então, a plantá-las, num trabalho de equipa com os nossos colegas e professoras, ajudando-nos a conectar-nos com o ambiente e melhorar o nosso trabalho de grupo, ao mesmo tempo que ajudamos a melhorar o ambiente no parque para as várias pessoas que lá forem, deixando lá também a nossa marca.


Após acabarmos a plantação, voltámos para o lugar inicial, onde ajudámos a construir casas para pássaros, as quais acreditamos que vão ser utilizadas para ajudar as aves que passarem por este parque.


E assim concluímos a nossa manhã, após um pequeno lanche, voltámos para o autocarro e retornámos para o Colégio, onde almoçámos e voltámos para as restantes aulas daquele dia
.”

 

Prof.ª Ana Gonçalves e as alunas Rita campos e Inês Carvalho, do 11.º AG

 

GALERIA DE IMAGENS