Aula de Campo na Biblioteca Municipal de Gaia para o Curso AJD

Pelos alunos do 11.º AJD e 12.º AJD
18/01/2024

Na passada terça-feira, dia 16 de janeiro, as turmas do 11.º ano e do 12.º ano do Curso de Assessoria Jurídica e Documentação (AJD) frequentaram uma aula de “campo” na Biblioteca Municipal de Gaia no âmbito das disciplinas técnicas da área da Documentação, acompanhadas pelas docentes Dra. Maria José Queirós, Dra. Paula Oliveira e Dra. Maria José Fontes.

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“Como é belo um livro, que foi pensado para ser tomado nas mãos, até na cama, até num barco, até onde não existam tomadas elétricas, até onde e quando qualquer bateria se descarregou. Suporta marcadores e cantos dobrados, e pode ser derrubado no chão ou abandonado sobre peito ou joelhos quando caímos no sono.” (Umberto Eco, em “A memória vegetal: e outros escritos de bibliofilia”. [tradução Joana Angélica d’Ávila]. São Paulo: Editora Record, 2011).

 


A aula, orientada nessa Biblioteca por várias técnicas adstritas a cada serviço, teve como objetivo levar os alunos a aprofundar os conhecimentos nesta área, bem como a entender o conceito de que as bibliotecas não são só espaços para guardar ou consultar livros. São, também, locais que assumem um papel social, cultural e artístico muito importante para a população que a eles acede, devendo, por isso, ser reconhecidos como centros de promoção cultural, atuando, assim, como veículo para o exercício da cidadania.


As turmas ficaram a conhecer toda a dinâmica que envolve o planeamento, organização e gestão de um espaço que tem à disposição dos utilizadores mais de 100 000 livros, documentos audiovisuais e publicações periódicas, que cobrem todas as áreas de conhecimento.


Tiveram, por fim, o privilégio de conhecer os “bastidores”, do renovado espaço da Biblioteca Municipal Gaia, bem como o projeto Espaço Gaia Inclusiva que se revela como uma mais-valia para os deficientes visuais, na medida em que dispõe de uma quantidade assinalável de livros em formato digital, áudio e em “braille”. Incluir a diferença, respondendo à sua especificidade, constitui a principal aposta deste projeto.

 

Pelos alunos do 11.º AJD e 12.º AJD
com a Prof.ª Maria José Queirós, Prof.ª Paula Oliveira e Prof.ª Maria José Fontes



 


 

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