Sessão de Esclarecimento sobre a Oferta Formativa do CIC Para os Candidatos a Frequentar o CIC no Ano Letivo 2023/2024

CIC
26/03/2023

Com o objetivo de esclarecer todas as dúvidas sobre a Oferta Formativa do CIC aos interessados em frequentar o Colégio no próximo ano letivo, realizou-se, no dia 24 de março, pelas 21h00, uma sessão de esclarecimento a distância, através da plataforma “Microsoft Teams”, tendo estado “presentes” mais de duas centenas de pessoas.
(Já está disponível a gravação desta sessão de esclarecimento)

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

A oferta formativa do CIC é uma oferta distinta a nível nacional, designada de Cursos com Planos Próprios. O nosso modelo formativo é caracterizado por um equilíbrio entre a teoria e a prática, pois, para além da formação geral e científica, há uma forte componente tecnológica, sempre em diálogo com o mundo empresarial, complementando, ainda, todas estas dimensões com uma aposta muito vincada na Formação Humana de todos os jovens.


Ora, tendo o CIC um projeto diferenciado das restantes ofertas a nível do ensino secundário, é fundamental clarificar muito bem o nosso modelo de educação e de funcionamento a todas as famílias e jovens que, anualmente, nos procuram para darem continuidade ao seu projeto de vida, seja com vista ao mercado de trabalho, seja com vista ao ensino superior.


Após as boas-vindas a todos por parte do Diretor Pedagógico do CIC, Eng.º Evaristo Moreira, este apresentou e passou a palavra ao Presidente do Conselho Diretivo do CIC e Representante da Entidade Titular, Pe. José Maia, que, na ocasião, usou da palavra para deixar uma mensagem a todos os presentes, começando por agradecer a toda a equipa do CIC envolvida nesta sessão de esclarecimento dando, de seguida, as boas-vindas a todos os que procuram ingressar no CIC para o ano letivo 2023/2024, apesar de ainda estarmos em março.


Seguidamente, o Diretor Pedagógico, de forma eloquente, iniciou a apresentação de toda a oferta formativa do CIC – Ensino Secundário, Cursos com Planos Próprios.


À medida que a reunião ia avançando, O Diretor Pedagógico ia apresentando a equipa do CIC envolvida neste processo, a saber, os elementos da Direção Pedagógica, os elementos do Gabinete de Psicologia, bem assim como toda a equipa dos Serviços Administrativos que será um suporte fundamental neste processo de candidaturas.


Para além da apresentação da oferta formativa do CIC pelo Diretor Pedagógico, relativamente aos 13 Cursos com Planos Próprios de Dupla Certificação (escolar de nível secundário e profissional de nível IV), foram, também, explicadas todas as questões relacionadas com o Projeto Educativo do CIC, com o Projeto de Formação Humana do CIC – SER+ –, com o papel e a importância das Tutorias, com o trabalho e a relevância que o Gabinete de Psicologia tem no acompanhamento pessoal, académico e vocacional dos alunos, com o Regulamento de Funcionamento dos Cursos, bem assim como todas as questões técnicas relacionadas com o processo de candidaturas que, conforme divulgado oportunamente, decorre entre 3 e 28 de abril, exclusivamente em modo “online”.


Esta sessão de esclarecimento foi um primeiro contacto com os interessados em frequentar o CIC no ano letivo 2023-2024, sendo que, no final, ainda houve espaço para serem colocadas todas as dúvidas existentes sobre este processo de candidaturas.


Pese embora terem sido clarificadas todas as dúvidas sobre o processo de candidaturas, caso surja alguma dúvida durante o mesmo, toda esta equipa estará disponível para colaborar na sua clarificação, através dos contactos oficiais do Colégio.


Por outro lado, a gravação desta sessão de esclarecimento também estará disponível na nossa página institucional para quem quiser (re)lembrar algum assunto que não tenha ficado claro.


Por fim, resta-nos agradecer a todas as famílias pela confiança que, ano após ano, continuam a depositar no nosso trabalho e nos procuram para dar continuidade ao projeto de vida e ao percurso académico dos seus filhos e/ou educandos.


O Colégio Internato dos Carvalhos é uma Escola com 115 Anos ao serviço da educação – uma Escola com uma Identidade Cristã e Claretiana que procura formar cidadãos comprometidos com a construção de um mundo melhor, que procura educar nos e para os valores humanistas; uma “Escola de Futuro com Valor(es)”.

 

 

VÍDEO DA SESSÃO DE ESCLARECIMENTO

 

 


CIC

 

 

GALERIA DE IMAGENS