Visita Pedagógica à Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Seia (Politécnico da Guarda) e às Penhas Douradas na Serra da Estrela

Pelas Professoras Sónia Teixeira e Anabela Vaz Pinto
18/05/2023

No passado dia cinco de maio, as turmas do 11.º e 12.º anos do Curso de Património e Turismo realizaram uma visita pedagógica. Chegados à Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Seia, foram recebidos pelo seu Diretor, Dr. José Alexandre Martins, e pelo professor Dr. Fernando Lemos (ex-docente do CIC) que apresentaram a identidade desta instituição, recorrendo a um mural pintado, no muro exterior.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Depois desta agradável receção, todos os alunos tiveram a oportunidade de visitar as instalações da ESTH/IPG, mais especificamente os laboratórios de aplicação, assistindo, também, a uma sessão de esclarecimento, em que lhes foi apresentada a oferta formativa desta Escola.


Pelas dez horas, as turmas iniciaram os trabalhos nos respetivos laboratórios cujas temáticas abordavam conteúdos técnicos de disciplinas práticas de cada ano escolar, ou seja, o 11.º ano participou em simulações em contexto laboratorial de práticas em Agências de Viagens e Turismo e Hotelaria, dinamizadas pelo professor Dr. Fernando Lemos; já os alunos do 12.º ano “beberam” dos conhecimentos proferidos pelo Dr. Pedro Amaral, no “workshop” “O Saber dos Sabores” - técnicas de prova de vinho espumante da região vitivinícola anfitriã, em contexto laboratorial. Em ambos os contextos, os alunos tiveram a oportunidade de assistir, mas principalmente de participar ativamente neste processo pedagógico.


Depois do agradável almoço na cantina desta Escola, os participantes, foram até às Penhas Douradas (Serra da Estrela) para a realização de um percurso pedestre (caminhada interpretativa), temática abordada na disciplina de Itinerários Turísticos. Este percurso pedestre foi guiado pelo aluno da escola visitada, António Rodrigues, e Guia Profissional do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE). Foi uma oportunidade única por poderem apreciar pontos de interesse riquíssimos, como Seixo Branco, Vale das Éguas e Miradouro do Fragão do Corvo, onde os alunos e professores foram brindados com paisagens e interpretações ambientais bem exploradas, ao nível da fauna, flora e geologia. Ao longo do percurso, foi ainda possível visualizar património histórico, único, várias casas que serviram de sanatório, outrora estâncias curativas de doentes ou convalescentes de tuberculose, dada a particularidade das condições ambientais da montanha.


Foi um dia muito importante para os alunos e professores do curso de Património e Turismo, não só pela experiência, mas principalmente pelos conteúdos trabalhados em contexto real.

 


Pelas Professoras Sónia Teixeira e Anabela Vaz Pinto

 

GALERIA DE IMAGENS