Projeto Ser+ do 11.º LR – Debate sobre Votar aos 16 Anos

As alunas Beatriz Miranda, Alexandra Lopes e Joana Neves, do 11.º LR
09/06/2023

“Os jovens não discutem política!” É um dos estereótipos ainda muito presentes na sociedade atualmente. E foi precisamente neste sentido que os alunos do curso de Línguas e Relações Empresariais se reuniram na biblioteca escolar Nelson Padrão para debater o direito ao voto dos jovens aos 16 anos.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

“Os jovens não querem ter de esperar para ter idade ou a supostamente maturidade para fazer acontecer. Os jovens têm essa capacidade hoje, com a irreverência que lhes é característica.”
In Jornal Observador (maio/23)



A pergunta “votar ou não votar aos 16 anos?” surgiu no âmbito da disciplina de Ser+, e desencadeou a vontade de “fazer algo mais” para além da pesquisa e troca de opiniões em contexto de sala de aula. A discussão formal desta problemática foi feita segundo o modelo “British Parliamentary” Este modelo de debate, baseado no Parlamento britânico, tem por objetivo debater moções defendidas pelo Governo, e que devem ser contestadas pela oposição.


De salientar a preciosa orientação dos trabalhos de formação e orientação levadas a cabo pela ex-aluna Juliana Cardoso, que é membro da Sociedade de Debates da U. Porto, e que, a convite da Professora Emília Macedo, aceitou o desafio de nos conduzir numa experiência de participação política e cidadania. Com a sua mestria e gosto pela arte da argumentação, foi capaz de nos conquistar a todos, e rapidamente nos sentimos capazes de nos organizarmos em “governo” e “oposição”, colocando os seus ensinamentos em prática.


A moção apresentada pelo 2.º governo, representada pelas alunas Ema Rocha e Isabel Rocha, do 11.º ano, defendendo o direito ao voto aos 16 anos, destacou-se pela qualidade dos argumentos apresentados e também eloquência demonstrada, segundo o júri avaliador.


As restantes equipas, 1.º governo (Carina Gomes e Ana Abreu),1.ª oposição (Rafael Ventura e Sara Lourenço) e a 2.ª oposição (Diogo Rocha e Ana Beatriz Ribeiro) mostraram uma boa preparação, tendo-se distinguido a capacidade oratória do aluno Diogo Rocha.


O público presente, do 10.º e 11.º anos, aplaudiram a iniciativa e esperam participar, no próximo ano letivo, nesta iniciativa que se pretende, ainda mais, colaborativa e interdisciplinar, capacitando os nossos jovens para uma cidadania ativa, para que se envolvam e participem mais na vida democrática da sua comunidade e do país!


Agradecemos à Juliana Cardoso, que liderou todo o processo de preparação do debate, e ao professor Luís Veríssimo, que tão prontamente aceitou o desafio da professora Coordenadora do Curso de LRE, Emília Macedo.

 


As alunas Beatriz Miranda, Alexandra Lopes e Joana Neves, do 11.º LR

 

GALERIA DE IMAGENS