Visita de estudo do 12.º CG a Bruxelas

As professoras Maria José Vidal e Maria José Queirós, com o 12.º CG
09/05/2023

“Cet instant unique, qui n’avait pas d’hier” (Georges Lemaître)
A citação de Georges Lemaître pode resumir o conjunto de momentos e experiências vividas pelo grupo de alunos do 12.º ano do Curso de Contabilidade e Gestão na sua visita de estudo a Bruxelas.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Pelas 4h30 do dia 19 de abril, partiu-se do aeroporto do Porto rumo a Bruxelas, capital da União Europeia, objeto de estudo da viagem. Com a aterragem em Bruxelas e a largada das malas no hotel, iniciou-se a aventura.


Para o primeiro dia, estava previsto a visita ao Atomium, à Mini-Europa ao Parc d'Osseghem Laeken, às Galerias Royales Saint-Hubert, à Grand Place e ao Manneken Pis. À hora de regresso ao hotel, estava dominada a rede de metro que se revelaria muito útil nos restantes dias.


O segundo dia estava destinado à visita à sede da União Europeia, ao Bairro Europeu de Bruxelas (“Quartier Européen”) onde se situa a sede dos principais edifícios da União Europeia, incluído o Parlamento Europeu, e iniciou-se junto dos jardins do Palácio Cinquentenário, frente ao busto de Robert Shuman, oportunidade para refletir no tópico da diplomacia nos processos de paz. Às 10h00, o grupo estava à porta da REPER – Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia. Foi recebido pela Dr.ª Catarina Faria, assessora de imprensa, e pela Dr.ª Janina Costa e Dr. Luís Rego, conselheiros para os assuntos da educação e das finanças, que falaram sobre a importância do trabalho realizado pelas representações dos Estados membros na preparação dos dossiês a discutir nos vários órgãos europeus. Às 11h30, partiu-se rumo ao Comité Económico e Social onde o grupo de visitantes foi recebido pela Dr.ª Margarida Reis, assistente de comunicação, tendo o grupo percebido a relevância desta interface entre a sociedade civil e as estruturas europeias. Aqui, por exemplo, os jovens podem discutir e fazer chegar algumas das suas preocupações. Foi aceite o convite e todos almoçaram numa das cantinas reservadas aos funcionários das instituições europeias. Restabelecidos, os alunos seguiram para o Parlamento Europeu para uma magnífica aula sobre o seu funcionamento pelo guia desta visita Dr. António Figueira. No hemiciclo, que tantas vezes vemos na televisão, o grupo de visitantes sentiu o poder das decisões que ali se tomam. Teve ainda o privilégio de ser recebido pelo Dr. José Eduardo Vieira, assessor do eurodeputado Dr. Nuno Melo, e conversou-se sobre a importância do voto e da divulgação e reconhecimento do trabalho dos eurodeputados. A tarde terminou com a ida, não planeada, ao Parlementarium, onde, através de jogos e atividades interativas, os alunos foram testando conhecimentos. Depois, usufruiu-se de algum tempo livre e o jantar foi no WOLF Food Market.


Ao longo destes dias, as professoras Maria José Vidal e Maria José Queirós, sempre que surgia oportunidade, foram introduzindo informações e pequenos desafios que passaram sobre a vida e obra de Claret, à história do CIC, até informação técnica sobre as temáticas políticas económicas e sociais associadas à visita.


O terceiro dia foi preparado a pensar na chegada do momento das próximas decisões, o ingresso no Ensino Superior e, assim, ainda mais cedo, a turma partiu de comboio rumo a Louvain Le Neuve, onde foi recebida por duas estudantes, embaixadoras da Universidade, que nos mostraram o “campus” e deram a conhecer o sistema de ensino belga. De regresso, na viagem de comboio, a conversa foi sobre a nossa escola, os nossos cursos e as nossas preocupações e expetativas. De novo em Bruxelas, ainda havia tempo para o Museu das Ilusões, pelo que se acrescentou às memórias de cada um fantasias coletivas. De seguida, o tempo livre foi destinado para ir às compras, ao Hard Rock, ao Starbucks, ao Walfe e comer batatas fritas.


O último dia, com a manhã que sobrava, foi dedicado à cultura com a visita aos Jardins Reais e ao Mont Art onde se concentravam Museus, Livros e Música. Ali, todos perceberam que se podia ficar mais uns dias… mas era preciso regressar - 50 km (a pé) depois estavam todos cansados, mas energizados para retomar as rotinas que levarão à conclusão desta fase das vidas destes alunos do 12.º CG.


Eis alguns testemunhos dos alunos participantes:

«Do meu ponto de vista, visitar Bruxelas foi uma experiência muito enriquecedora. Gostei muito de visitar as instituições europeias, uma vez que me permitiu conhecer a realidade dos eurodeputados e todos os colaboradores destas instituições. Os valores europeus são importantíssimos, como pudemos ver. Por isso, defender a Europa deve e tem de ser a prioridade máxima. Este incrível espaço a que chamamos União Europeia não pode ser contaminado por quem não defende os nossos valores e faz tudo para não se integrar, para roubar e, em casos extremos, para matar. Todos os museus foram muito interessantes e a arquitetura e jardins são muito bonitos. Assim, considero que esta viagem me permitiu alargar os meus conhecimentos e crescer a nível pessoa.»
(Rafaela, Martim e Matilde)

 

«Esta visita esteve recheada de momentos inesquecíveis, provenientes do convívio entre a nossa turma e as professoras. No geral, foi uma visita bem organizada e bem liderada pelas professoras que disponibilizaram um grau de liberdade e diversão que permitiu que os alunos aproveitassem ao máximo a viagem.»
(Miguel e Pedro)

 

«Primeiro, gostava de agradecer à Direção, nomeadamente ao Eng.º Evaristo Moreira, por nos permitir a realização desta viagem, foi uma experiência incrível desde o momento que entrámos no aeroporto até ao regresso a Portugal. Esta visita contribuiu para criar e aprofundar laços com os colegas e deu-nos a conhecer um lado mais pessoal das docentes que revelaram serem muito divertidas.»
(João, Afonso, Leandro, Gabriel, Miguel)

 

Finalmente, não podemos deixar de agradecer o apoio, na preparação desta visita, do Dr. João Luís de Sousa, Diretor do Grupo Editorial Vida Económica.

 


As professoras Maria José Vidal e Maria José Queirós, com o 12.º CG



 

GALERIA DE IMAGENS