APPC (Associação do Porto de Paralisia Cerebral). Realizou-se no dia 17 de outubro, pelas 14h00, na Biblioteca Dr. Nélson Padrão." />

 

PROJETO SER+ - “PROJETO CIC: CONHECER, INCLUIR E COOPERAR”

CIC
18/10/2022

No âmbito do Projeto de Formação Humana do CIC, o Projeto SER+, na semana em que se assinala o Dia Nacional da Paralisia Cerebral – 20 de outubro –, as turmas do 12.º ano dos cursos de Eletrotecnia e Automação e Eletrónica e Telecomunicações tiveram um encontro com dois responsáveis da APPC (Associação do Porto de Paralisia Cerebral). Realizou-se no dia 17 de outubro, pelas 14h00, na Biblioteca Dr. Nélson Padrão.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

OEste encontro, em que estiveram presentes o Sr. Abílio Cunha e a Dra. Ana Lages, Presidente e Secretária da APPC, respetivamente, teve como principal objetivo dar os primeiros passos para uma possível cooperação e colaboração com a referida Instituição, acolhendo esta “parceria” no Projeto de intervenção social (Projeto CIC: Conhecer, Incluir e Cooperar), que deverá ser desenvolvido, por ambas as turmas, de acordo com a estratégia de Educação para a Cidadania do CIC, e que está integrada no Projeto SER+, designadamente nos 11.º e 12.º anos.


A Associação de Paralisia Cerebral é "especialista na prestação de serviços de excelência pela diversidade humana - apoia projetos de vida", procurando melhorar a qualidade de vida de pessoas portadoras desta deficiência, dotando-as de uma maior autonomia. Este projeto pretende contribuir para que os alunos aprofundem a sua consciência sobre algumas Áreas de Cidadania, tais como Direitos Humanos, Empreendedorismo e Voluntariado.


Este encontro também serviu para a APPC apresentar aos alunos as necessidades atuais, e nas quais poderemos cooperar no futuro, a saber: colaboração na manutenção de produtos de apoio (cadeiras de rodas, andarilhos, etc), colaborar na oficina do brinquedo e, se possível, colaborar com o Projeto IVD (Independência e Vida Diária).


Numa sociedade cada vez mais desigual, urge promover a INCLUSÃO, e, nesse sentido, esta iniciativa pretende ajudar os alunos a aprofundar a sensibilidade perante a diferença, mas indo um pouco mais longe, ou seja, ter esta sensibilidade e, principalmente, operar, através de ações concretas, no sentido de minimizar a desigualdade de oportunidades e promover o respeito pela diferença, “reforçando” o combate à exclusão, designadamente em pessoas com esta condição clínica - a paralisia cerebral.


Com este Projeto, pretende-se desenvolver algumas competências pessoais e sociais dos alunos, promover uma Cidadania Ativa, sensibilizar para a Igualdade e Não Discriminação e promover um Ambiente Inclusivo, construindo uma sociedade capaz de incluir todos, pois apenas esta pode concretizar o seu verdadeiro potencial.


Por último, um obrigado aos responsáveis da APPC pela sua disponibilidade e presença no CIC, e os parabéns aos alunos que irão integrar este projeto, sinal de que querem ter uma voz ativa na construção de uma sociedade melhor no futuro.

 


CIC

 

GALERIA DE IMAGENS