Visita de Estudo ao Turismo Industrial de S. João da Madeira

Prof.ª Maria José Vidal
31/01/2022

No passado dia 19 de janeiro, os alunos do curso de Contabilidade e Gestão, acompanhados pela professora Elisabeth Couto e pela coordenadora de curso Maria José Vidal, visitaram algumas das entidades propostas no projeto do turismo industrial do município de S. João da Madeira.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Assim, visitaram a fábrica “Viarco”, única em Portugal de produção de lápis, com mais de cem anos de história; a “Cortadoria Nacional de Pêlo”, constituída em 1943, que se dedica à preparação do pelo de coelho, lebre e castor para a indústria da chapelaria e lanifícios; o “Centro Tecnológico do Calçado de Portugal” que é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1986; e o “Museu da Chapelaria”.


Na “Viarco”, a guia turística fez uma apresentação da empresa, tendo os alunos tido a oportunidade de colocar questões e satisfazer a sua curiosidade. De seguida, após um breve resumo da história da empresa, os visitantes puderam observar todas as fases do processo de fabrico de lápis e perceber que, nesta fábrica, se produzem os lápis, praticamente, da mesma forma que há cem anos. Ainda foi possível visitar a Loja de Fábrica e experimentar as novidades dos produtos para artistas.


Sendo a “Cortadoria Nacional de Pêlo” uma das maiores empresas do sector a nível mundial, os alunos conheceram e perceberam o processo produtivo de tratamento do pelo. Esta empresa oferece uma gama alargada de produtos processados de alta qualidade para fabrico de têxteis feltrados e não feltrados, que são exportados para diferentes partes do mundo.


O “Centro Tecnológico do Calçado de Portugal” assume um papel ativo na abordagem e proximidade às empresas, nomeadamente prestando serviços de: organização e gestão industrial; controlo da qualidade em termos de ensaios químicos e físicos; informática e sistemas de gestão; certificação de empresas e produtos; elaboração e acompanhamento de projetos industriais; formação e qualificação profissional; produção de documentação técnica; ambiente; higiene e segurança no trabalho; “design” e multimédia; e propriedade industrial. Num mundo global, muito exigente e competitivo, compreendeu-se a importância de entidades como esta no desenvolvimento da atividade económica.


De uma antiga fábrica de chapéus, nasceu, em 2005, o “Museu da Chapelaria”. É único na Península Ibérica, sendo o museu uma homenagem aos homens e mulheres que fizeram da indústria chapeleira uma das atividades de maior importância na história do município de S. João da Madeira.

 


Prof.ª Maria José Vidal

 

 

GALERIA DE IMAGENS