Sem Tabus – Sessão de Esclarecimento sobre “Sexualidade Segura na Adolescência” no CIC

Prof.ª Isabel Cristina
13/12/2021

A reprodução humana e a manipulação da fertilidade constituem a temática do primeiro módulo do programa de Biologia de 12.º ano, e os alunos são desafiados a interpretar situações que envolvam processos de manipulação biotecnológica da fertilidade humana (métodos contracetivos, diagnóstico de infertilidade e técnicas de reprodução assistida), bem como a explorar informação sobre aspetos regulamentares e bioéticos associados.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Neste sentido, na passada sexta-feira, dia 10 de dezembro, recebemos os médicos Raquel Guedes e João Miranda, ambos do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho, da Unidade de Medicina do Adolescente do Serviço de Pediatria, para uma sessão de esclarecimento subordinada ao tema “Sexualidade Segura na Adolescência”.


Após uma breve apresentação sobre contraceção e métodos contracetivos, vantagens e desvantagens, a Dra. Raquel Guedes e o Dr. João Miranda disponibilizaram-se para responder às questões que os alunos tinham para lhes colocar. Apesar de numerosas e pertinentes, todas as questões foram respondidas e discutidas. Acabou por ser uma “conversa” esclarecedora e sem tabus.


Esta sessão veio complementar o trabalho previamente desenvolvido, e apresentado, pelos alunos, na sala de aula, sobre técnicas de reprodução medicamente assistida. Foi uma boa forma de concluir esta temática e espera-se que tenha contribuído para que os nossos alunos sejam, no futuro, cidadãos ainda mais responsáveis.

 


Prof.ª Isabel Cristina

 

 

GALERIA DE IMAGENS