RECEÇÃO AOS NOVOS ALUNOS (10.º ANO) E INÍCIO DO ANO LETIVO NO CIC

CIC
14/09/2021

Bem-vindo(a)s ao CIC! A partir de agora, também é a vossa CASA.
Os dias 13 e 14 de setembro marcaram o início de uma nova etapa para os novos alunos do 10.º ano que elegeram o CIC para darem continuidade ao seu percurso académico e ao seu Projeto de Vida.
O dia 14 foi, também, um dia de reencontros e de “matar saudades”, pois foi o dia que marcou o início das aulas para os alunos dos 11.º e 12.º anos.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Nestes dois dias, o CIC deu as boas-vindas às catorze turmas do 10.º ano que, a partir do ano letivo 2021-22, passam a integrar a “Família CIC”. Tudo foi preparado para que se sentissem em casa. Dado o elevado número de turmas, houve necessidade de uma preparação cuidada para que tudo corresse da melhor forma.


Assim, de acordo com um cronograma previamente realizado e dado a conhecer antecipadamente aos alunos, cada uma das turmas do 10.º ano esteve um dia no Colégio: algumas no dia 13 e outras no dia 14, de forma a cumprirmos todas as regras em tempo de COVID-19, infelizmente a pandemia persiste em manter-se e vamos arrancar para mais um ano letivo com o Plano de Contingência ativo, por isso é necessário sermos rigorosos no cumprimento de todas as medidas emanadas das autoridades competentes.


Neste dia em que cada turma passou no Colégio, uma manhã ou uma tarde (de acordo com o cronograma) foi ocupada em contacto com todas as atividades oferecidas pelo Grupo Desportivo do Colégio Internato dos Carvalhos, durante esse tempo, acompanhados pelos alunos mais velhos do Curso de Animação Sócio Desportiva do CIC, os alunos tiveram a oportunidade de experimentar as diferentes atividades do GDCIC.


A outra parte do dia (no seguimento do cronograma), foi organizada da seguinte forma: após serem recebidas no átrio do Colégio, cada turma foi encaminhada pelo respetivo Tutor para uma sala de aula, local onde começou por ouvir uma mensagem de boas-vindas do Presidente do Conselho Diretivo do CIC, de seguida o Conselho Pastoral apresentou aos alunos o Projeto CASA CIC, seguiu-se um encontro com os responsáveis do Gabinete de Psicologia do CIC e, por fim, um encontro com os respetivos Tutores, momento em que se começaram a delinear estratégias para esta nova etapa e se deram algumas informações importantes para o ano que agora se inicia – “sozinho vai-se mais rápido, mas acompanhado vai-se mais longe”.


Como já foi referido anteriormente, o dia 14 foi, também, um dia de reencontros, dia em que se iniciaram as aulas para os alunos dos 11.º e 12.º anos, e, apesar de todos os cuidados com a preparação da receção dos novos alunos, a Direção Pedagógica do CIC e o Conselho Pastoral não podiam deixar de dar as boas-vindas a estes alunos. Neste sentido, todas as turmas dos 11.º e 12.º anos, na 1.ª aula da manhã, sob a orientação do respetivo professor de acordo com o seu horário, realizaram uma atividade em conjunto.


Esta atividade foi plena de sentido: os alunos do 11.º ano, dado que, na transição do 10.º para o 11.º ano, irão conhecer colegas novos, pois a área de estudos a que cada um pertencia dá lugar, em alguns casos, a três cursos e, consequentemente, a três turmas diferentes, tiveram a oportunidade, desde o primeiro momento, de começarem a fortalecer os laços entre os diferentes elementos da turma/curso.


No caso do 12.º ano, uma vez que iniciam a reta final do seu percurso no CIC, uma época de tomada de decisões e que se reveste, também, de muitas emoções, é imprescindível deixar-lhes uma mensagem de esperança, de não se deixarem “contaminar” por medos, mas serem eles próprios portadores de uma enorme alegria e coragem.


No dia 15, iniciaram as aulas para todos os alunos, pelo que se pode dizer que, a partir desta data, a “Família CIC” está completa.


JUNTOS, continuaremos a “criar raízes” como Comunidade e a sermos “Audazes” na forma de conviver, de ensinar e de crescer; JUNTOS, continuaremos a SER e a construir “uma Escola de Futuro com Valor(es)”.


Como outras, somos uma escola, mas não somos uma escola como as outras”. Partilhamos um pequeno registo fotográfico de alguns momentos vividos nestes dois dias.


Para toda a “Família CIC”, votos de um excelente ano letivo, que a mensagem de Claret, de “olhar para o mais urgente, oportuno e eficaz” continue a ser a nossa “bússola” e seja uma realidade na nossa forma de ensinar, de educar, de aprender, de conviver e de formar nos e para os Valores.

 

 

CIC

 

 

GALERIA DE IMAGENS