Jornal “Melhor Escola” do CIC nas bancas no dia 5 de fevereiro

CIC
05/02/2022

Após muitas horas de trabalho em reuniões, entrevistas, reportagens e pesquisas, o Jornal “Melhor Escola” do Colégio Internato dos Carvalhos está hoje, dia 5 de fevereiro, nas bancas como suplemento do jornal “O Gaiense”.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Este projeto, em parceria com o Jornal “O Gaiense” e a Câmara Municipal de V. N. de Gaia, desafia as Escolas do concelho a realizarem um suplemento desse jornal. Este já é o sexto ano consecutivo que o CIC participa neste Projeto, que, apesar de se tratar de um concurso, promove nos alunos que nele participam uma forma diferente de olhar a sociedade e o mundo, uma forma diferente de relacionamento intra e interpessoal – é uma excelente oportunidade de fazerem o exercício de uma cidadania ativa e de serem protagonistas da sua própria formação/educação.


Como é apanágio do CIC, sempre na procura da inovação, tendo no horizonte o futuro, “um futuro que inquieta, mas que convida cada jovem a estar preparado para os desafios da inovação, do conhecimento, do mundo tecnológico, mas também dos direitos humanos, da responsabilidade social e ambiental, da interculturalidade, da diversidade (…)” (In “Projeto Educativo do CIC”), o “Melhor Escola” do Colégio Internato dos Carvalhos apresenta-nos uma novidade tecnológica, conta com a uma aplicação que dará mais dinâmica ao nosso jornal – ARTIVIVE -, que poderá descarregar gratuitamente para o telemóvel (na pág. 2 do jornal estarão todas as instruções), permitindo mostrar novas dimensões da arte, ligando o clássico à arte digital e mostrando a arte e o jornalismo numa realidade aumentada e dinâmica.


O “Melhor Escola” do CIC mostra que a Cidadania, a Educação, a Imprensa e a Tecnologia podem “caminhar de mãos dadas”; portanto, sobram razões para passar por um quiosque e adquirir o Jornal “O Gaiense” com o suplemento “Melhor Escola” do Colégio Internato dos Carvalhos.


Por último, uma palavra de felicitações a todos os envolvidos neste projeto, alunos e professores, pois, apesar do sorteio ditar que seríamos a segunda escola a realizar o jornal, o que nos retirou algum tempo, não nos impediu de concretizar mais um “Melhor Escola” e alcançar todos os objetivos a que nos propusemos; salientamos o entusiasmo com que os alunos abraçaram este desafio, assumindo-se como principais agentes da sua formação.


Esperemos que gostem! Boas leituras!

 

Vídeo de demonstração da realidade aumentada:

 

 


CIC

 

 

GALERIA DE IMAGENS