CIC na XV Competição Nacional “A Empresa”, da JAP (“Junior Achievement Portugal”)

Professores Elisabeth Couto e Filipe Camarinha
08/06/2022

O Colégio Internato dos Carvalhos esteve presente, com duas miniempresas, na XV Competição Nacional “A Empresa”, da JAP (“Junior Achievement Portugal”), que se realizou pela primeira vez no Porto, no dia 25 de maio.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

O dia começou cedo, o ponto de encontro foi na SuperBock Arena – Pavilhão Rosa Mota. Pelas 9h00, iniciou-se o “check in” e, depois disso, víamos em cada canto as equipas a prepararem o seu “Pitch”, que apresentariam em palco. A manhã foi animada, com música a intercalar a apresentação das 25 equipas finalistas. As duas equipas do Colégio “EnergyStepbyStep” e “Recoil” tiveram uma excelente apresentação.


Da parte da tarde, o nível de dificuldade aumentava, porque as empresas iam ter uma entrevista, em inglês, com cerca de 10 minutos, com a equipa de jurados. À porta de cada sala, era notório o nervosismo. No entanto, depois da entrevista, ficava o sentimento de dever cumprido, e que cada um deu o melhor de si. As 17 horas chegaram rapidamente e o Presidente da Câmara do Porto, Dr. Rui Moreira, fez o encerramento e anunciou o grande vencedor da XV Competição Nacional.


Anualmente, iniciam o programa “A empresa” cerca de 6000 alunos, divididos por pequenos grupos de 3 a 5 elementos e que, ao longo de um ano, trabalham um plano de negócios que é submetido à apreciação de um júri. Depois chegam as Feiras “Unlimited” (feiras regionais) e, por fim, a Competição Nacional, na qual é eleita a miniempresa que representará Portugal na grande final europeia.


No Colégio, implementámos o Programa desde 2014/2015, sendo notório o empenho dos nossos alunos e tantas e diversas as aprendizagens com este tipo de projeto. Termino com um pequeno excerto do “Pitch” de uma das nossas equipas que comprova e resume a mais-valia do Programa: “Afirmar que este projeto nos ajudou a adquirir mais espírito de equipa, a melhorar a comunicação, a aumentar a nossa produtividade e criatividade e a fazer uma melhor gestão dos recursos seria insuficiente. Ensinou-nos que a compreensão é o primeiro passo; aprender, aprender e aprender para saber que ainda não conhecemos nada; tropeçar, cair e levantar sempre de cabeça erguida; entender a importância das sugestões e dos conselhos. Cada equipa que esteja a participar na JAP acaba por ampliar a sua compreensão de determinado assunto, no nosso caso, a parte técnica da produção de energia verde e a importância da viabilidade financeira da empresa.


Parabéns!

 


Professores Elisabeth Couto e Filipe Camarinha


 

 

GALERIA DE IMAGENS