Participação vitoriosa do CIC nas Competições Nacionais de Ciência

Prof.ª Fernanda Belém e Prof. José Gama
04/05/2022

As Competições Nacionais de Ciência na Universidade de Aveiro regressaram em 2022 ao formato presencial, e em todo o seu esplendor, depois de dois anos atípicos devido à pandemia. O CIC esteve presente e obteve vários prémios por equipa e a nível de escola.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Estas Competições são um concurso sobre conteúdos curriculares, desde o ensino básico ao ensino secundário, dinamizado pelo Projeto Matemática Ensino da Universidade de Aveiro (PmatE/UA).


O objetivo deste projeto é, há mais de duas décadas, o de desenvolver conteúdos e eventos ao serviço da promoção do sucesso escolar e da literacia científica, levando a Ciência ao público jovem, de forma lúdica e divertida.


A “Grande Festa do Conhecimento”, para o ensino secundário, decorreu no passado dia 29 de abril, e um grupo de alunos do CIC participou em duas das Competições, denominadas Mat12 e FQuest, que se desenvolveram em computador, conjuntamente com centenas de alunos de outras escolas do país.


As provas destas competições são constituídas por níveis (10 níveis para a prova de Física e 20 níveis para a prova de Matemática), e a pontuação a atribuir a cada competição tem em conta dois fatores: o tempo usado na realização da prova e o nível superado (último nível respondido corretamente).


Os alunos do Colégio participaram em equipas de dois elementos e os Resultados Nacionais obtidos nestas Competições foram os seguintes:


Competição FQuest:

Prémio de escola - 1.º Classificado (estiveram presentes 17 escolas/248 alunos);

 

Prémio de equipas:

1.º Classificado: Tiago Lima e Carolina Ribeiro Quadros Teixeira, do 11.º QA;
2.º Classificado: Maria Brandão e Filipa Martins, do 11.º BT2.

 

Competição Mat12:

Prémio de escola - 5.º Classificado (estiveram presentes 43 escolas/588 alunos);


Prémio de equipas, do 10.º ano:

3.º Classificado: Catarina Filipa Alves da Silva e Miguel Afonso de Oliveira Carvalho Bento Rocha, do 10.º S3.


Os professores responsáveis pela organização/preparação desta participação agradecem e enaltecem o empenho, a dedicação e o civismo de todos os alunos.


Parabéns a todos os participantes!!!

 

Mensagem do Presidente da República - Competições Nacionais de Ciência 2022

 

 

 

Pelos professores responsáveis:
Prof.ª Fernanda Belém e Prof. José Gama

 

GALERIA DE IMAGENS