CIC na Feira “Unlimited” do Porto

Prof. Filipe Camarinha
11/05/2022

O Colégio Internato dos Carvalhos (CIC) estará representado na Competição Nacional do Programa “A Empresa”, que se realizará no Porto, no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, com as equipas “Energy StepbyStep” e “Recoil”.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Nos dias 3 e 4 de maio, realizou-se a Feira “Unlimited” do Porto. Depois de dois anos remetidos às competições “online”, foi bom voltarmos a estar juntos. A competição no formato presencial traz um brilho diferente ao programa “A Empresa”.


Para esta Feira, apuraram-se 40 equipas, mas, destas, só 8 (4 em cada dia) poderiam marcar presença na Competição Nacional. O Colégio fez-se representar por uma forte delegação: no primeiro dia, 5; e no segundo dia, 7 miniempresas.


O dia 3 de maio começou cedo, e sentia-se o nervosismo nas equipas, pois, em cada canto, víamos os alunos a rever o “Pitch” que iam apresentar em palco aos colegas, professores, voluntários e ao júri. Da parte da tarde, cada equipa montou um “stand” para mostrar o seu produto/serviço a um novo quadro de júri e ao público em geral. Aproximava-se o final do dia e apresentação dos vencedores, e o espírito que se vivia era o de dever cumprido, aproveitando as empresas os últimos minutos para se conhecerem, trocarem ideias e contactos. O grande momento chegou, enfim; ouviam-se os últimos discursos; e o Colégio foi chamado duas vezes ao palco!


Começaram esta aventura, em setembro, 6000 alunos, divididos por 1200 equipas, e vão chegar à Competição Nacional 25 miniempresas. O Colégio estará representado com as equipas “Energy StepbyStep” e “Recoil” na Competição Nacional, que, pela primeira vez, se realizará no Porto!


Deixa-se um agradecimento à APCIC pelo apoio e à Direção do Colégio por permitir que este programa seja desenvolvido nas nossas aulas.


Registam-se, de seguida, alguns dos testemunhos dos nossos alunos:


"Na minha opinião, esta experiência está a ser muito enriquecedora quer para a nossa vida profissional como para a vida pessoal. Este projeto permite-nos adquirir competências relacionadas com a criatividade, comunicação, trabalho em equipa e resiliência. Acredito que foi uma grande mais-valia para todos, devido não só a todo o processo de desenvolvimento da ideia da empresa, mas também ao contacto com profissionais de diversas áreas que nos deram conselhos que iremos levar para a vida."
(Matilde Correia, do 11.º CGM1)

 

“Acerca da minha participação na JAP, no início, não foi fácil, devo admitir, designadamente o trabalho de grupo, as discussões entre elementos, os horários e os prazos de entrega. Mas, apesar de tudo, aprendi muito e soube realmente o que era trabalhar no "mundo adulto", tendo-me sentido orgulhosa do meu percurso enquanto aluna.”
(Alexandra Noites, do 11.ºCGM2)

 

“A “Junior Achievement” Portugal definitivamente trabalha para criar e desenvolver diversas capacidades importantes em futuros empreendedores, capacidades que serão importantes no futuro de cada jovem. A nossa instituição e, em particular, os nossos professores deram-nos um acompanhamento fulcral. Foi uma aventura única!”
(Tomás, do 11.º IG)

 

“A meu ver, a Feira Ilimitada, na qual tive o privilégio de poder participar, foi uma experiência incrível, tendo tido a oportunidade de não só conhecer pessoas novas mas também ouvir e discutir assuntos relativos a áreas importantíssimas para o bom funcionamento da empresa que eu e a minha equipa criamos. Tive a oportunidade de contactar com outros grupos com ideias e áreas de ação diferentes, que, apesar de não terem passado à fase seguinte, são ideias interessantes e que, na minha ótica, deveriam ser implementadas.”
(Ana Sofia, do 11.º CGM1)

 

“Considero que participar na JAP foi uma experiência bastante enriquecedora para o meu futuro, visto que adquiri vários conhecimentos de como se deve criar uma empresa e tive a oportunidade de desenvolver as minhas “soft skills” no âmbito do trabalho em equipa, comunicação, adaptação e organização.”
(Beatriz Fontes, do 11.º CGM2)

 

 

Prof. Filipe Camarinha


 

 

GALERIA DE IMAGENS