Projeto de Natal: O Natal reciclado do CIC

Ana Almeida, do 12.º PT
14/12/2020

No tempo atípico que vivemos, o curso de Património e Turismo decidiu presentear o CIC com toda uma decoração natalícia que, além de encantadora, é, também, amiga do ambiente.

 

Efetivamente, a vontade de tornar o nosso local de ensino num lugar mais sustentável surgiu na proposta de SER+ da turma de 12.º ano de PT e com a inscrição da mesma no projeto Eco-Escolas, que promove e estimula as escolas de toda a Europa a reduzirem a sua pegada ecológica, e assim apareceu a oportunidade de desenvolver diversos planos adjacentes até chegar ao objetivo principal: tornar o CIC, novamente, uma Eco-Escola.


Justamente, com a chegada do Natal, conseguimos colocar em prática o primeiro de muitos programas ecológicos que se avizinham: a criação de uma decoração de Natal feita maioritariamente de objetos recicláveis – embalagens da Tetra Pak e preferencialmente da marca Compal.


Apesar de o objetivo mínimo ser apenas de 20 enfeites, a turma entusiasmou-se e, com a ajuda da recolha que fez junto de todos os alunos da instituição, conseguiu meios suficientes para criar adornos e decorar não só a entrada da nossa escola, como, também, as árvores que se encontram espalhadas pelo pátio.


Posto isto, no dia dois de dezembro, abraçámos o nosso espírito natalício e trabalho de equipa, colocando “mãos à obra” e criando uma entrada fenomenal e mágica para o sítio que consideramos a nossa segunda casa.


Sumariamente, acreditamos que conseguimos, mesmo nos tempos difíceis que estamos a experienciar, trazer um pouco da alegria natalícia para o Colégio Internato dos Carvalhos e, em simultâneo, podemos colocar em prática dois dos três “R” – reciclar e reutilizar.

 


#natalcic2020


Ana Almeida, do 12.º PT