Desperdício alimentar – Temática de Entrevista
(Projeto Eco-escolas)

Pel’ As turmas 11.º PT e 11.º LR
Bárbara Monteiro Pinto, do 11.º LR
18/06/2021

O desperdício alimentar é um dos principais problemas a nível económico, ambiental e social que se verifica nos dias de hoje. Sendo uma realidade cada vez mais significativa, com custos bastante elevados, de acordo com a FAO, cerca de 1/3 de todos os alimentos produzidos anualmente a nível mundial é desperdiçado. Por isso, no âmbito do projeto Eco-escolas, os alunos da turma do 11.º LR e 11.º PT elaboraram e realizaram uma entrevista aos responsáveis pela cantina e bar do Colégio Internato dos Carvalhos, Dr.ª Susana e Dr. Elísio, funcionários da Gertal.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Começámos por perguntar se possuíam alguma estatística ou dado que demostrasse a quantidade de alimentos desperdiçados ao final de um mês, por exemplo, tanto na cantina como no bar. Responderam-nos de forma simples: “Só temos a média feita a nível de empresa, que é a Gertal; a nível do Colégio, não existe.” Em seguida, foi questionado se a cantina e, consequentemente, o Colégio tinham algum plano de combate ao desperdício alimentar: “A cantina possui. Consiste, a nível alimentar, em não existirem muitos restos. A batata e o caule da alface são utilizados como base para as sopas, e este é um dos exemplos de medidas para o combate ao desperdício.” Por fim, os alunos interrogaram se, como responsáveis por tudo o que engloba a parte alimentar do CIC, tinham conhecimento que muitas funcionárias inconscientemente contribuíam para o desperdício alimentar colocando a mesma porção de refeição a todos os docentes e alunos. Rapidamente concluímos que uma das medidas contra o desperdício alimentar era exatamente colocar a mesma quantidade de refeição a todos. Contudo, também fizemos perceber que essa medida só funcionava para aqueles que eventualmente pediriam mais. E, apesar de alertarem os funcionários frequentemente, ficaram ainda mais sensibilizados com o assunto abordado e situação sentida por tantos alunos.


Depois desta entrevista, podemos afirmar que o Colégio Internato dos Carvalhos está atento a uma das maiores ameaças que a sociedade enfrenta, o desperdício alimentar, e que toma medidas que fazem face ao mesmo. Para além do Colégio, todos os que usufruem da cantina e do bar devem também estar envolvidos nesta causa e adotar comportamentos que contribuam para a erradicação deste tão grave problema.

 


Pel’ As turmas 11.º PT e 11.º LR
Bárbara Monteiro Pinto, do 11.º LR

 

GALERIA DE IMAGENS