TECLA 2020, QUALIFICAÇÃO – 1.º, 2.º e 3.º lugares para o CIC

MA - GDI
31/01/2020

A época dos concursos de programação começou no passado dia 29 de janeiro de 2020, com a fase de qualificação para o TECLA 2020. A prestação dos alunos do Curso de Informática do CIC dificilmente poderia ter sido melhor.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Foi uma prova emocionante, com uma duração máxima de 2 horas para resolver os 5 exercícios propostos pela organização. Ao fim de 34 minutos, a equipa “WeAreGoingToIOI”, constituída pelos alunos Duarte Nóbrega e Tiago Oliveira, do 12.º IF, já tinham submetido todos exercícios e vencido o concurso. Apurado o vencedor, a tensão centrou-se no 2.º lugar que se manteve em disputa até ao fim. Numa reviravolta, pouco provável, a equipa do 11.º IF “TheCodeMonkeys”, constituída pelos alunos José António Rodrigues Ribeiro e Rui Pedro Couto Costa, conseguiu submeter o último exercício com sucesso faltando 3 minutos para o fim, ultrapassando, assim, a equipa PISS, constituída pelos alunos Luís Sousa e Francisco Damasceno, também do CIC, do 12.º ano, pelo que, desta forma, granjeou o 2.º lugar e remetendo a equipa PISS para 3.º lugar. Destaque, ainda, para o facto de as equipas do 10.º ano terem conseguido resolver 3 exercícios, sendo que a equipa que representará o CIC na final, no concurso do 10.º ano, será a equipa “TOnebyCIC”, composta pelos alunos João Pedro Carvalho da Silva e Duarte Emanuel Barbosa Ribeiro, do 10.º T1.


De referir a participação maciça e interessada de quase todos os alunos do Curso de Informática, num total de 29 equipas, incluindo 5 equipas do 10.º ano da Área de Ciências e Tecnologias.


Por fim, e como preparamos campeões, no final do concurso, como ainda havia tempo, os alunos vencedores partilharam as suas soluções com os restantes, explicando o algoritmo e a forma como o implementaram.


Uma vez mais, obrigado e parabéns a todos pelo empenho e pela forma responsável e interessada com que se entregam a estas atividades extracurriculares.


Resta-nos esperar pela fase final que será no próximo dia 19 de fevereiro nas instalações da ESTGA em Águeda e desejar boa sorte aos nossos atletas apurados:

WeAreGoingToIOI - Duarte Nóbrega e Tiago Oliveira, do 12.º IF;
TheCodeMonkeys - José António Rodrigues Ribeiro e Rui Pedro Couto Costa, do 11.º IF
PISS - Luís Sousa e Francisco Damasceno, do 12.º IF;
TOnebyCIC - João Pedro Carvalho da Silva e Duarte Emanuel Barbosa Ribeiro, do 10.º T1.

 

Sobre o TECLA:

O TECLA é um concurso de programação para alunos do Ensino Secundário, organizado pela ESTGA (Escola Superior de Tecnologias e Gestão de Águeda, que pertence à universidade de Aveiro). Este concurso é composto por duas fases: a primeira é não presencial, cujo objetivo é apurar as 25 melhores equipas para participarem na fase final, que decorrerá no próximo dia 19 de fevereiro, já presencial, nas instalações da ESTGA.

MA - GDI

 

GALERIA DE IMAGENS