Testemunho da ex-aluna Mariana Maia ao 12.º AG sobre a realidade do ensino superior

Pelas alunas Inês Faria e Joana Maia, do 12.º AG
31/01/2020

No dia 22 de janeiro de 2020, no âmbito da disciplina de Desenho A, a ex-aluna de Artes Gráficas (AG) do CIC e atual aluna de Artes Plásticas na FBAUP, Mariana Maia, a pedido do professor Aníbal Couto, voltou ao Colégio para partilhar com o 12.º AG a realidade do ensino superior.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

As informações partilhadas pela Mariana foram particularmente ricas devido ao seu percurso invulgar. A ex-aluna começou por estudar Arquitetura na Universidade do Porto até se aperceber de que o seu lugar era em Belas-Artes, onde se encontra atualmente, no primeiro ano do curso. Apesar disso, não mostra arrependimentos de ter ido para Arquitetura devido ao conhecimento vasto que retirou dessa experiência.


Foi uma fração deste conhecimento que partilhou com a turma do 12.º, através da partilha de factos que só uma pessoa na sua condição conheceria e da visualização de vários desenhos realizados em ambos os cursos pela mesma. Aquilo a que Mariana deu bastante ênfase foi a forma como desenhar é, na sua essência, um ato mental. "Desenhar ajuda-nos a pensar", chegou mesmo a dizer.


Com esta palestra, o 12.º AG ficou com uma noção mais realista tanto do curso de Arquitetura como do de Artes Plásticas. Mas não só. Mariana mostrou aos alunos indecisos e com receio do futuro que não precisam de ter um caminho definido, pois este vai sendo construído, podendo sempre haver mudanças de direção.


Só resta a agradecer à palestrante pelo seu tempo e disponibilidade e ao professor Aníbal Couto pela iniciativa.


Poder-se-á visitar a seguinte hiperligação sobre a palestrante:
https://marianamaiarochamd.wixsite.com/marianamaiaportfolio


Pelas alunas Inês Faria e Joana Maia, do 12.º AG

 

 

GALERIA DE IMAGENS