Alunos do 11.º e 12.º PT no II Colóquio Nacional de Hotelaria de Ar Livre

Pela Prof.ª Dina Vieira
21/11/2019

No dia 16 de novembro, o curso de Património e Turismo participou no II Colóquio Nacional de Hotelaria de Ar Livre: “Uma opção de Turismo para Todos”, promovido pelos “ISTAS”®, que decorreu no Centro Luso Venezuelano, em Nogueira da Regedoura.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Atendendo ao exponencial crescimento do Turismo, a Dr.ª Cláudia Abreu, cofundadora dos “ISTAS”, deu o mote para iniciar a discussão: “Hotelaria de Ar Livre em Portugal, que rumo seguir?”, fazendo uma viagem pela evolução dos Parques de Campismo e Caravanismo, mostrando, também, algumas das novas tendências do setor. Abordou, ainda, questões inerentes às especificidades exigidas nesta área, focando-se na necessidade de ajustar a formação em Turismo, dando resposta aos desafios do mercado, e referindo a importância de uma reflexão partilhada.


Assim, os “ISTAS” tomaram a iniciativa de reunir alguns dos agentes que operam no mercado da Hotelaria de Ar Livre, bem como alguns representantes de escolas, de forma a que fossem trocadas impressões e desenvolvidas ações colaborativas entre todos.


Os oradores convidados, no primeiro painel, foram a Dr.ª Beatriz Santos, Diretora de “Marketing” e Vendas Orbitur, o Dr. Pedro Pereira, responsável pela Área de Serviço de Autocaravanas (ASA) de Paredes de Coura, e o Dr. Eurico Moreno, chefe de divisão do Turismo da Câmara Municipal de Gaia. Em jeito de tertúlia, estes convidados, para além de apresentarem o trabalho desenvolvido, expuseram algumas estratégias para melhor promover a Hotelaria de Ar Livre, numa fase em que Portugal é o país da Europa que está a evidenciar o maior crescimento no setor do turismo e viagens.


Sensíveis ao público com mobilidade reduzida, os “ISTAS” convidaram, também, a Dr.ª Maria João Figueiredo, que, para além de cliente assídua da Hotelaria de Ar Livre, colabora na Associação Salvador e deu um testemunho bastante emotivo sobre as principais barreias que um cliente com deficiência motora encontra durante a experiência turística.


Neste seguimento, foi apresentado o mais recente projeto: “A ISTAS APP: de ISTAS para ISTAS!” O, também “ISTA”, Miguel Figueiredo apresentou todas as funcionalidades da aplicação que permite ao usuário planear, de forma cómoda e inclusiva, as suas viagens, pois elenca um conjunto de informações turísticas de grande pertinência para o cliente: mapas, locais de aparcamento, roteiros, parceiros, entre outras.


Por fim, foram reunidos, no segundo painel, o Dr. Carlos Silva, diretor do Centro de Formação de Professores, o Dr. Álvaro Santos, diretor do Agrupamento de Escolas de Valadares, e a Dr.ª Dina Vieira, coordenadora do Curso de Património e Turismo do CIC, que, em conjunto com a Dr.ª Beatriz Santos (Orbitur), debateram o tema “Da Escola para a Hotelaria de Ar Livre, que requisitos?”.


Respondendo à questão “de que forma os professores se preparam para ensinarem face aos desafios da sociedade?”, foi referido o trabalho desenvolvido pelo projeto “LIPCIC”, onde, de forma colaborativa, os professores do CIC discutem novas pedagogias e novas formas de pensar a educação, bem como o projeto EQAVET (Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais), que, no âmbito do processo de certificação da qualidade, se torna cada vez mais premente avizinhar as empresas e auscultar, junto das mesmas, como trabalhar as competências e o perfil dos alunos, para um maior sucesso no mercado de trabalho.


Depois de apresentados todos os pontos de vista e as suas experiências, constatou-se que existe uma dimensão que deve ser cada vez mais cuidada: a humana! Neste âmbito, foram apresentados os projetos “CICSkills” e “Ser +”, dada a importância dos valores e das competências comportamentais para o êxito pessoal e profissional.


Deve-se, ainda, enaltecer o trabalho desenvolvido pelos alunos Ana Almeida, Bárbara Brandão, Rui Maia, Francisco Esteves, Luís Pedrosa, Ana Santos, Gabriela Guedes, Carolina Cardoso (11.º PT) e David Pinto (12.º PT), pois desempenharam, com muito profissionalismo, o papel da receção do evento!


Resta-nos agradecer aos “ISTAS” o convite e o repto de reforçar os laços com o tecido empresarial!



Pela Prof.ª Dina Vieira
o.

 

GALERIA DE IMAGENS