Abertura oficial do Ano Internacional da Tabela Periódica pela UNESCO

Prof. Ricardo Silva
30/01/2019

Os alunos do curso de Química, Ambiente e Qualidade dos 11.º e 12.º anos participaram, no dia 29 de janeiro, juntamente com mais de um milhar de alunos de várias escolas do grande Porto, na formação de uma Tabela Periódica humana gigante...

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Os alunos do curso de Química, Ambiente e Qualidade dos 11.º e 12.º anos participaram, no dia 29 de janeiro, juntamente com mais de um milhar de alunos de várias escolas do grande Porto, na formação de uma Tabela Periódica humana gigante, na Praça de Almeida Garrett, em frente ao edifício da Câmara do Porto.


Esta iniciativa assinalou a abertura oficial do Ano Internacional da Tabela Periódica pela UNESCO. A atividade teve como objetivo sensibilizar os jovens estudantes e o público em geral para a importância deste ícone da Química, que celebra 150 anos.


A coordenação desta ação foi assumida pela Sociedade Portuguesa da Química, em parceria com o Instituto Superior de Engenharia do Porto, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. A formação da Tabela Periódica ocorreu, em simultâneo, em várias cidades do país.


A estrutura da Tabela Periódica dos elementos químicos, tal como hoje é conhecida, foi proposta pelo químico russo Dmitri Mendeleiev, em 1869, sendo considerada como uma das mais significativas conquistas da Ciência. Desde então, tem vindo a crescer ao longo dos anos com a descoberta de novos elementos, contando, neste momento, com 118 elementos.


O nosso Colégio abraçou, desde o primeiro momento, parte ativa desta celebração, estando previsto uma série de atividades, relacionadas com os mais variados elementos químicos da Tabela Periódica, a serem levadas a cabo durante este ano de 2019.


Até já…

 

Prof. Ricardo Silva 

 

GALERIA DE IMAGENS