CIC presente na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens - Ensino Secundário - 2019

Pelo Clube Internacional
Iolanda Barbosa, do 11.° AJ
28/05/2019

Nos dias 20 e 21 de maio, os alunos João Santos (11. °BT1), Iolanda Barbosa (11.° AJ) e Wendy Moreira (11.° LR) foram representar o Colégio Internato dos Carvalhos à Assembleia da República na qualidade de jornalista e deputadas.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

No primeiro dia, após uma viagem com outros participantes de vários distritos, foram encaminhados, no caso das deputadas, para a terceira comissão, e, no caso do jornalista, para uma visita guiada pela Assembleia da República.


Nas comissões, foram debatidos os projetos de recomendação dos vários círculos, para que fosse escolhido um projeto para cada comissão debater. Após um longo debate, todas as comissões conseguiram chegar a um consenso e tiveram um excelente dia de trabalho.


Para concluir o primeiro dia, a Assembleia da República proporcionou um momento cultural pelo grupo de teatro “Protagoniza Magia” que apresentou a peça “Geração Facebook”, deliciando todos os participantes com esta comédia que critica muitos dos comportamentos dos adolescentes.


Terminado o primeiro dia, e após uma noite calma no alojamento, estavam todos prontos para o debate do segundo dia do Plenário. Houve a oportunidade de vários distritos fazerem perguntas aos deputados da assembleia antes de começar o debate.


Contudo, foi o momento a seguir às perguntas que proporcionou a oportunidade a dezenas de jovens de falar e dar a sua opinião sobre o tema deste ano do Parlamento dos Jovens, “Alterações Climáticas”, demonstrando que os jovens têm, efetivamente, uma opinião importante em relação a este tema.


O dia terminou com a certeza de que todos tinham aprendido com esta experiência e, sem dúvida, repetiriam se assim o puderem fazer!

 

 

Pelo Clube Internacional
Iolanda Barbosa, do 11.° AJ

 

 

 

GALERIA DE IMAGENS