Palestra sobre “Design” – 12.º AG

CIC
14/02/2019

Marco Sousa, ex-aluno do Curso de Artes e Indústrias Gráficas do Colégio Internato dos Carvalhos e fundador da empresa Bateye, esteve no passado dia 22 de janeiro, terça-feira, a apresentar uma palestra sobre “Design” aos alunos do 12.º AG.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Marco formou-se em Arquitetura. Pouco após acabar o curso, apercebeu- se de que a sua paixão residia no ramo do “Design” de Produto e, com os conhecimentos que possuía, criou a empresa Bateye. Esta, que tem vindo a crescer ao longo dos anos, cria peças de mobiliário de luxo, principalmente para exportação. A marca associa o “Design” e a Arte, uma vez que, segundo o próprio Marco, «a arte coloca o produto num patamar diferente do convencional.»


Marco partilhou com os alunos de Artes a sua paixão pelo mobiliário e esclareceu com eles conceitos importantes de “Design”, entre os quais se destacam o “conceito” e a “estratégia”, palavras-chave para o processo de criação de um bom produto. Aconselhou ainda os alunos a repararem sempre nos detalhes e no que passa despercebido aos olhos da maioria dos homens.


O “designer” esteve ainda a apresentar várias das peças produzidas pela marca, explicando todo o processo. A ideia original é sempre inspirada num pormenor de uma cidade. As duas coleções que possui são inspiradas na cidade do Porto e Londres. Finalizou falando dos acabamentos, explicando a escolha dos materiais empregues e fazendo referência aos artesãos que terminam variadas peças. Para ele, «o Produto tem que falar por si só» e, por esse motivo, é importante o conceito ser claro.


Realmente, de entre muitos dos ensinamentos do Marco, os alunos ficaram com a ideia de que, em qualquer ramo das Artes, o gosto e a paixão são as motivações para o sucesso.


Para finalizar, foram colocadas questões pelos alunos às quais respondeu de forma muito clara e genuína. Pela palestra que foi uma mais-valia para todos os alunos do 12.º ano de Artes, o Colégio Internato dos Carvalhos e a turma de Artes e Indústrias Gráficas agradece a Marco Sousa a disponibilização do seu tempo para partilhar a sua experiência com os jovens. Agradece ainda ao professor Aníbal Couto, que, no âmbito das disciplinas de Projeto Tecnológico e da Formação em Contexto de Trabalho no 12.º ano, o convidou e permitiu a realização de um momento tão interessante do ponto de vista profissional.

 

Mafalda Ferreira, do 12.º AG

Link Site:
http://www.bateye.com
http://bymarcosousa.com.pt
http://marcosousa.pt/

Link Instagram:
https://www.instagram.com/marcosousa_architect/
https://www.instagram.com/bateye/
https://www.instagram.com/bymarcosousa/

 

 

GALERIA DE IMAGENS