Alunos de Informática com balões de todas as cores no Concurso de Programação - TOPAS

Prof.ª Maria Manuel Saavedra
17/05/2018

No passado dia 11 de maio, duas equipas de alunos do curso de Informática do Colégio participaram no TOPAS.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato


No passado dia 11 de maio, duas equipas de alunos do curso de Informática do Colégio participaram no TOPAS.

O TOPAS é um concurso de programação destinado a estudantes do ensino secundário, disputado a nível nacional, organizado pelo Departamento de Ciências de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Participaram 34 equipas representando as suas escolas. Cada escola fez- se representar, no máximo com duas equipas.

As equipas tiveram quatro horas para resolver sete problemas, com um grau de dificuldade elevado, no menor tempo possível.

Para cada submissão aceite pelo sistema (resolução do problema passou em todos os casos de teste), um dos elementos da organização entrega à respetiva equipa um balão da cor que identifica o problema. As duas equipas do CIC resolveram todos os problemas, daí a atribuição de balões de todas as cores às nossas duas equipas, proeza apenas da nossa escola.

O concurso decorreu até aos últimos segundos, com alterações de posição das equipas participantes.

A equipa “LOJIK”, constituída por Miguel Alves, Nuno Alves e Paulo Costa, do 11.º IF, obteve o segundo lugar e a equipa #include<stdmeme>, formada por Luís Lopes, João Costa e Tiago Silva, do 12.º IF, alcançou o quarto lugar. As primeiras quatro equipas resolveram todos os desafios propostos, mas a classificação diferenciada resultou da rapidez na concretização e submissão das suas soluções.

Todos os participantes receberam um certificado de participação com a indicação do lugar ocupado no final do concurso. Para além do certificado, cada elemento da equipa “LOJIK”, do Colégio, como resultado da obtenção do 2.º lugar, recebeu como prémio um Kit Raspberry Pi 3.

Parabéns a todos os nossos participantes, que, mais uma vez, demonstraram o seu alto nível em programação de computadores.


Prof.ª Maria Manuel Saavedra


 

GALERIA DE IMAGENS