Ciência na Escola… Básica de Corveiros

Luísa Maia, 11.º QA
12/06/2018

À medida que vamos crescendo e evoluindo são-nos dadas experiências e muito mais responsabilidades. E, por vezes, deixamo-nos levar pela seriedade do “mundo adulto”...

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato


À medida que vamos crescendo e evoluindo são-nos dadas experiências e muito mais responsabilidades. E, por vezes, deixamo-nos levar pela seriedade do “mundo adulto” e acabamos por nos esquecer da magia que os primeiros anos das nossas vidas carregam.

Felizmente, foi-nos proporcionada a oportunidade de relembrar, não só o que podemos ensinar aos mais novos, mas também aquilo que eles têm para nos transmitir. Numa manhã particularmente importante para os mais pequenos, pois tratava-se do Dia Mundial da Criança, tentámos tornar este dia ainda mais especial para eles.

Nesta última iniciativa do ano letivo, conseguimos agregar vontades e motivações dos Grupos Disciplinares de Educação Física, de Artes, de Biologia e de Química do ensino secundário e do núcleo do ensino básico. Foi possível realizar uma série de atividades diversificadas proporcionando, ao mesmo tempo, aos nossos alunos dos 5.º e 6.º ano a visita à sua escola primária.

Assim que chegámos, fomos extremamente bem recebidos por toda a escola e, seguidamente, encaminhados para as salas onde fizemos os últimos preparativos para receber os alunos. Através de diversas atividades práticas e lúdicas, desafiámo-nos a mostrar a estas crianças a importância e diversão da atividade física, a criatividade do mundo artístico e as inúmeras possibilidades de desvendar os mistérios das ciências.

De atletas a professores, de bailarinas a futuros cientistas, os “pequenos” passaram pelos diferentes postos e, a princípio, parecia que ia ser quase impossível explicar coisas que nos são tão vulgares a alguém que só agora começou a observar o mundo à sua volta. Mas, uma vez mais, as crianças conseguiram surpreender-nos com a sua imaginação e o esforço em nos perceberem ao ouvirem atentamente aquilo que lhes explicávamos. Muitos deles acreditavam que algumas das experiências realizadas eram pura magia. E o mais fascinante é a facilidade e naturalidade com que nos faziam perguntas e davam a sua opinião, sem qualquer tipo de problema. Como é bom ver e sentir este envolvimento, esta satisfação, esta entrega e tomar cada vez mais consciência de que, quando iniciamos uma caminhada sozinhos, podemos até andar mais depressa, mas juntos… juntos conseguimos chegar muito mais longe!

Foi uma manhã muito gratificante, visto que, de alguma forma, foi como voltar atrás no tempo e perceber o quanto crescemos desde então e recordar também a alegria de viver no mundo dos sonhos onde os limites são inexistentes.

A manhã acabou por chegar ao fim e nós tivemos de nos despedir desta fantástica experiência, com um sorriso nos lábios, um enorme orgulho em tudo o que foi feito e também uma grande saudade e nostalgia.

Um agradecimento para todas as professoras e funcionárias da escola de Corveiros, em particular à professora Helena, que nos abriu a porta para levarmos um pouco mais de “calor” às crianças das escolas básicas do agrupamento Júlio Dinis.

Obrigada e até já…


Luísa Maia, 11.º QA


 

GALERIA DE IMAGENS