TECLA 2017 – 2.º, 5.º e 12.º lugar

MA - DICIC
10/03/2017

No passado dia 8 de março, decorreu mais uma edição do TECLA 2017. O Curso de Informática do CIC esteve representado por seis alunos, agrupados em três equipas que obtiveram um meritório 2.º, 5.º e 12.º lugares.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato

TECLA 2017 – 2.º, 5.º e 12.º lugar.


No passado dia 8 de março, decorreu mais uma edição do TECLA 2017.
O Curso de Informática do CIC esteve representado por seis alunos, agrupados em três equipas que obtiveram um meritório 2.º, 5.º e 12.º lugares.

TECLA é um concurso de programação para alunos do Ensino Secundário, organizado pela ESTGA (Escola Superior de Tecnologias e Gestão de Águeda, que pertence à Universidade de Aveiro). Este concurso é composto por duas fases, a primeira, não presencial, cujo objetivo é apurar as trinta melhores equipas para participarem na fase final (2.ª fase), presencial, nas instalações da ESTGA.

O Curso de Informática do CIC, como é hábito, fez-se representar pelas equipas que foram apuradas na fase de qualificação, a saber:

Generico (12.º) – 2º Lugar:
- Guilherme Magalhães Oliveira;
- João Maria O. T. Pinheiro;

Bits_Please (12.º ) – 5º Lugar:
- Ricardo José F. Pereira;
- José Pedro C. Costa;

LG (11.º ) – 12.º Lugar:
- João de Jesus Costa;
- João Vilas Boas da Silva Magalhães.

Depois de uma fase de excelente qualificação, que se realizou no passado dia 8 de fevereiro, onde o Curso de Informática participou em peso e, se não fosse a limitação imposta pelo regulamento do concurso que determina o máximo de três equipas por escola, estariam quase todas as equipas apuradas para a final, com destaque para a equipa LG que se posicionou em 2º lugar, teve lugar, no dia 9 de março, a fase final que decorreu na ESTGA em Águeda.

Ao contrário de edições passadas, o concurso decorreu sem quaisquer anomalias, este ano, batendo o recorde de concorrentes (mais de 450 alunos), distribuídos por mais de 40 escolas com localização geográfica que vai de Santarém até Braga. Por tudo isto, parabéns à ESTGA e à organização do TECLA.

Sobre a competição, a Equipa da ESAP teve um início fulgurante, pois, em 17 minutos, submeteu 3 dos 5 exercícios, o que condicionou logo a classificação final No entanto, a nossa equipa “Generico” não baixou os braços e foi subindo na tabela classificativa até igualar o número de exercícios da equipa vencedora, e acabou por ficar em 2º lugar apenas por questões de tempo de submissão dos exercícios. O mesmo se passou com a equipa “Bits_Please”, que, apenas por tempo, não conseguiu o 4º lugar. Uma nota para o Aluno João Maria da equipa “Generico” que, não sendo do Curso de Informática, é aluno do curso de Eletrónica e Telecomunicações, com apenas as bases fornecidas na disciplina de Introdução à Programação do 10º ano, mas conseguiu, com muito empenho e dedicação, progredir e atingir este nível. Este facto revela ainda que levamos as nossas disciplinas muito a sério e, como costumamos dizer aos alunos do 10º ano, mesmo que não sigam o Curso de Informática, temos certeza de que levam as bases para poderem continuar o caminho!

Por fim, uma palavra de incentivo ao João Costa e ao João Magalhães, ambos do 11º ano, que confessaram, no fim, algum desapontamento com a classificação, sobretudo tendo em conta o 2º lugar na fase de apuramento. Visto o vosso empenho e conhecidas as vossas capacidades, assim, nada há que desmoralizar; antes, continuar com o empenho e trabalho, que mais concursos virão…

Parabéns aos vencedores e, sobretudo, parabéns aos nossos alunos, pois este é o primeiro de vários e, como é sabido, o esforço, o trabalho e perseverança acabam sempre por ser premiados…


MA - DICIC


 

GALERIA DE IMAGENS