“Idrone” 2017

Eng.º Jonny Alves
03/05/2017

Nos dias 21, 22 e 23 de abril de 2017, o curso de Eletrónica e Telecomunicações participou no concurso “Idrone Experience...

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato

“Idrone” 2017

Nos dias 21, 22 e 23 de abril de 2017, o curso de Eletrónica e Telecomunicações participou no concurso “Idrone Experience”, com os alunos Lucas Baptista (12.º ET), João Oliveira (12.º ET), Rodrigo Cipriano (11.º ET), André Batista (11.º ET), Beatriz Jesus (12.º ET), José Maia (12.º ET), Martin Armada (12.º ET), André Santos (12.º ET), João Maria Pinheiro (12.º ET), Telmo Mota (12.º ET), Diogo Gomes (12.º ET), Guilherme Oliveira (12.º IF), acompanhados pelos Professores Manuel Domingos Jesus e Jonny Alves.

O evento teve lugar no Parque de Exposições de Braga, tendo sido organizado pelo IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e Ave –, Município de Braga, InvestBraga – Agência para a Dinamização Económica – e AIMinho – Associação Empresarial –, tendo reunido empresas e profissionais do sector, escolas, “startups”, prestadores de serviços, imprensa especializada, pilotos, programadores e todos os aficionados por drones nas suas mais diversas e inovadoras utilizações.

O concurso “Idrone Experience” consistiu na montagem de um drone na modalidade “Smart Mini Drone” e de um “hovercraft” na modalidade “Smart Hovercraft”. Posteriormente, teve-se de elaborar programas de controlo dos dispositivos, para que lhes permitissem realizar determinados percursos e tarefas nas várias pistas das provas.

O primeiro dia foi destinado à formação e à montagem dos equipamentos; no segundo e terceiro dias, decorreram os treinos e as várias provas do evento.

Nas provas do “Smart Mini Drone”, o desempenho foi excelente nas provas de programação, tendo a classificação final sido penalizada pelos resultados obtidos nas primeiras provas de telecomando, onde apenas alcançámos o sexto e sétimo lugares. Na modalidade “Smart Hovercraft”, o desempenho foi diferente e a equipa alcançou um excelente segundo lugar.

Durante o decorrer do evento, as equipas assistiram a palestras relacionadas com a robótica e tiveram ações de formação sobre a mesma temática.

No decorrer de todo o evento, existiu um acompanhamento dos professores que ajudaram na construção e programação do drone. Em paralelo, decorreram outras provas: “SMART DRONES” (Liga Júnior e Liga Universitária), “iDrone FPV Race”, Minho “Electronic Sports Cup”.
Foi, sem dúvida, uma nova experiência que nos despertou para esta nova atividade dos drones.


Eng.º Jonny Alves


 

GALERIA DE IMAGENS