Visita de Estudo à Biblioteca Pública Municipal do Porto

Bruna Coutinho, do 11.º AJ
30/03/2017

No âmbito da disciplina de Informação Documental, foi realizada uma visita de estudo pelos alunos do 11.º ano, do curso de Assessoria Jurídica e Documentação, à Biblioteca Pública Municipal do Porto.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato

Visita de Estudo à Biblioteca Pública Municipal do Porto

No âmbito da disciplina de Informação Documental, foi realizada uma visita de estudo pelos alunos do 11.º ano, do curso de Assessoria Jurídica e Documentação, à Biblioteca Pública Municipal do Porto. Esta visita, organizada pelo docente Sérgio Pereira, foi desenvolvida com o intuito de dar aos alunos uma melhor compreensão sobre o trabalho a desenvolver no espaço de uma biblioteca, uma das tipologias de unidades documentais estudadas na disciplina.

A grandiosa Biblioteca Municipal do Porto, fundada em 1833 por D. Pedro, duque de Bragança, remonta-nos para o seu grandioso passado, sobretudo quando havia sido um convento. Hoje, o edifício é um espaço de cultura que disponibiliza o acesso a variadíssimos documentos. Na entrada e no interior do edifício, encontram-se magníficos painéis de azulejo, que dão a esta biblioteca uma particular beleza. Por outro lado, o interior do edifício tem sido, ao longo dos anos, objeto de obras e remodelações profundas, com o objetivo de adaptação às várias funções e necessidades de uma unidade documental.

A visita centrou-se em espaços distintos como a sala de conservação de periódicos, a sala de leitura de livre acesso, a sala de leitura de reservados, a galeria da biblioteca e a sala infantojuvenil. Nesta visita de estudo, foi ainda possível efetuar um percurso cultural pela cidade, com destaque para a belíssima Igreja dos Clérigos, com a subsequente subida à torre-ícone da cidade.


Bruna Coutinho, do 11.º AJ


 

GALERIA DE IMAGENS