Visita de estudo à Yazaki Saltano

Daniel Santos, do 12.º CGME
07/04/2016

No início deste segundo período, no dia 6 de janeiro de 2016, várias turmas, num total de 64 alunos do CIC, visitaram as instalações da Yazaki Saltano...

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato

Visita de estudo à  Yazaki Saltano.


No início deste segundo período, no dia 6 de janeiro de 2016, as turmas dos cursos de Eletrotecnia e Automação, de Eletrónica e Telecomunicações, de Informática, de Contabilidade e Gestão, de Informática de Gestão e de Marketing e Estratégia Empresarial, num total de 64 alunos, visitaram as instalações da Yazaki Saltano, multinacional japonesa líder mundial na produção de cablagens para automóveis, em Ovar.

Nestas instalações, trabalham cerca de 2000 colaboradores, de um total de 250 mil, nos 44 países em que esta multinacional está presente.

O seu fundador foi Sadami Yazaki, sendo o seu filho o atual presidente, Shinji Yazaki. Esta governação encontra-se no seu terceiro ciclo, sendo ainda governada pela segunda geração da família.

Durante a visita, os alunos contactaram com as linhas de montagem e todos os processos na produção de cablagens, conheceram os laboratórios de desenvolvimento e de testes e o PTC (“Porto Technical Center”), um dos três centros técnicos mundiais desta empresa dedicados ao desenvolvimento e desenho de cablagens e outros componentes.

Atualmente, também engloba atividades de gestão de dados, logística, produção de aplicadores, “pricing & costing” e controlo financeiro.

Globalmente, os alunos participantes consideraram uma experiência muito enriquecedora pedagogicamente, pois conseguiram perceber e ganhar uma nova noção, visão e globalidade da forma de trabalho de uma empresa de grande dimensão.

Os alunos foram convidados a participar numa atividade, a elaboração de uma frase sobre a sua experiência na Yazaki, opinião e expectativas. Assim, as frases vencedoras foram:

“Yazaki is the future” - Inês Beleza (12.º CGME);
“A big place to work with a bigger future for you” - Carlos Mota (12.º CGME);
“At Yazaki we believe in a better automotive world” - Carlos Rafael Cardoso (12.º CGME).

Em fevereiro, a equipa de Marketing e Promoção da Yazaki visitou as instalações do Colégio Internato dos Carvalhos, aproveitando para entregar diplomas de participação na referida visita e de integração na família Yazaki e os prémios aos autores das frases vencedoras.

Estas atividades fazem parte da Prova de Aptidão Tecnológica, do aluno de Contabilidade e Gestão, Daniel Santos, que está a fazer a sua Formação em Contexto de Trabalho na referida entidade.


Daniel Santos, do 12.º CGME


 

GALERIA DE IMAGENS