TECLA 2016 – 3.º, 4.º e 12.º lugar

MA - DICIC
03/03/2016

No passado dia 2 de março, decorreu mais uma edição do TECLA 2016. O Curso de Informática do CIC esteve representado por seis alunos, agrupados em três equipas que obtiveram um meritório 3.º, 4.º e 12.º lugares.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato


No passado dia 2 de março, decorreu mais uma edição do TECLA 2016. O Curso de Informática do CIC esteve representado por seis alunos, agrupados em três equipas que obtiveram um meritório 3.º, 4.º e 12.º lugares.

O TECLA é um concurso de programação para alunos do Ensino Secundário, organizado pela ESTGA (Escola Superior de Tecnologias e Gestão de Águeda, que pertence à Universidade de Aveiro). Este concurso é composto por duas fases, a primeira, não presencial, cujo objetivo é apurar as trinta melhores equipas para participarem na fase final (2.ª fase), presencial, nas instalações da ESTGA.

O Curso de Informática do CIC, como é hábito, fez-se representar pelas equipas que foram apuradas na fase de qualificação, a saber:

IntroduceNameHere (12.º IF)
- Fábio Miguel Pereira Nogueira;
- João Augusto Santos Lima;

SaavedraProTeam (12.º IF)
- Manuel Luis M. D. Correia;
- João Marcelo C. A. Tomé Santos;

Xininho (12.º IF)
- Daniel Zheng Dong;
- Nuno Miguel Lopes C. Dias.

Este ano, a prova voltou a não correr da melhor forma à organização: uma vez mais, existiram vários contratempos ao ponto de a prova ter começado com uma hora de atraso por problemas nos postos de trabalho dos concorrentes. Este facto, não sendo determinante, condiciona sempre a prestação dos alunos que se apresentam como candidatos aos primeiros lugares, sobretudo quando implica a redução do tempo de prova de 2h30 para apenas 1h30, como foi o caso. Assim, após uma hora de espera dentro das salas, a prova teve início às 15h30, como seria de esperar, demorou algum tempo até estabilizar. Entretanto, os “favoritos” ao pódio assumiram a liderança e, durante grande parte do tempo, foram-se revezando nas primeiras posições. A dez minutos do fim, deu-se uma enorme reviravolta, a equipa do CIC SaavedraProTeam, que ocupava o 1.º lugar, foi ultrapassada pela equipa “12 1C prog” da E.S. Avelar Brotero que resolveu todos os exercícios; a cinco minutos do fim, a equipa do CIC IntroduceNameHere passou para segundo e, a apenas dois minutos do fim, a equipa “Help” da E. S. Valongo passou para o 2.º lugar, com o mesmo número de exercícios resolvidos que as equipas do CIC, mas menos tempo.

Apesar de não ser um resultado brilhante, ou pelo menos ao nível do que estamos habituados, não deixa de ser meritório, sobretudo tendo em conta todas as condicionantes anteriormente referidas que penalizam claramente quem quer ir mais longe, neste caso, não tenho dúvidas de que as nossas equipas teriam resolvido todos os exercícios e, como tal, pelo menos o 2.º e 3.º lugares teríamos conseguido. Deixo apenas uma nota de apreço e admiração pelo vencedor do TECLA 2016, Gonçalo Paredes, que resolveu em 1h20 todos os exercícios e que, já há dois anos, representa Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática, sendo que, no ano letivo anterior, onde, na comitiva de Portugal, estava o nosso aluno João Lago, o Gonçalo ficou a apenas cinco pontos da medalha de Bronze. Em conversa particular comigo, prometeu que este ano irá ganhar uma medalha para Portugal, assim esperamos!

Parabéns aos vencedores e, sobretudo, parabéns aos nossos alunos, pois este é o primeiro de vários e, como é sabido, o esforço, o trabalho e perseverança acabam sempre por ser premiados…


MA - DICIC


 

GALERIA DE IMAGENS