Visita de Estudo ao Centro Português de Fotografia e aos Clérigos

11.º AJ
11/03/2016

Esta visita de estudo, enquadrada nos conteúdos curriculares da disciplina de Informação Documental, pretendeu conhecer duas unidades documentais de grande importância...

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato

Visita de Estudo ao Centro Português de Fotografia e aos Clérigos


Esta visita de estudo, enquadrada nos conteúdos curriculares da disciplina de Informação Documental, pretendeu conhecer duas unidades documentais de grande importância para o conhecimento do património histórico e cultural da cidade do Porto.

O Centro Português de Fotografia, espaço museológico ligado à arte fotográfica, fica instalado na antiga Cadeia da Relação do Porto. Trata-se de um centro de excelência no estudo da arte fotográfica, cujo interior integra várias unidades documentais: uma biblioteca especializada, um centro de documentação e o museu, com várias salas de exposição.

O Museu dos Clérigos está incluído num novo complexo que a Irmandade dos Clérigos criou, de forma a complementar a tradicional subida à torre-ícone da cidade. O novo espaço museológico apresenta uma coleção de objetos artísticos, de caráter religioso, que ajudam a contar a história da irmandade. Além deste espaço de exposição, é hoje possível visualizar a fantástica igreja barroca em várias perspetivas, através do percurso que percorre as galerias superiores, uma das novidades após as recentes obras de restauro do espaço.

A visita decorreu no dia 26 de fevereiro, orientada pelo docente Sérgio Pereira.


11.º AJ


 

GALERIA DE IMAGENS