Os ajotinhas em Lisboa

Natacha Santos, Érica Teixeira e Rita Silva
11/03/2014

No passado dia 21 de fevereiro os alunos do Curso Científico-tecnológico de Assessoria Jurídica e Documentação partiram do Colégio Internato dos Carvalhos com rumo à capital.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato


No passado dia 21 de fevereiro os alunos do Curso Científico-tecnológico de Assessoria Jurídica e Documentação partiram do Colégio Internato dos Carvalhos com rumo à capital.

Chegados a Lisboa, o primeiro local a visitar foi a Assembleia da República, onde todos os ilustres convidados, tiveram oportunidade de admirá-la, através de uma visita guiada, às áreas funcionais, nomeadamente à majestosa sala onde se realizam as sessões do plenário, à biblioteca e ao arquivo onde pudemos visualizar as Constituições Políticas da Monarquia Portuguesa de 1822 e de 1826.

Em seguida, dirigimo-nos para o Panteão Nacional instalado na Igreja de Santa Engrácia, um local sagrado, para panteonizar as ilustres figuras portuguesas que contribuíram para a história nacional.
Após o almoço, os alunos do 11.º ano visitaram o Supremo Tribunal da Justiça, enquanto os alunos do 12.º visitaram o Tribunal Constitucional.

No Supremo Tribunal da Justiça, fomos recebidos pela Dr.ª Sofia Barreto que, amavelmente, nos conduziu numa visita guiada à sala magna de audiências, às salas de reuniões e, por fim, ao arquivo e à biblioteca.

No Tribunal Constituicional, pudemos admirar desde as escadarias imponentes, passando pelos quadros decorativos e pelas fotografias do grupo de juízes e dos respetivos presidentes, até à sala onde os juízes se reúnem para tomar as decisões mais importantes, como a fiscalização do Orçamento de Estado, onde consultámos inúmeros códigos, com os quais lidam diariamente. Como sala adjacente, visitámos a sala onde se divulgam os anúncios públicos através da comunicação social.

Tivemos, também, oportunidade de visitar a majestosa sala de inspiração árabe, decorada com um teto em estuque, o que captou ainda mais a nossa atenção e, por fim, visitámos a biblioteca de acesso restrito apenas aos juízes e licenciados em Direito, logo podemos considerar-nos privilegiados!

Já no exterior, despedimo-nos do Tribunal Constituicional com um passeio ao magnífico jardim, que dá acesso à sala de conferências.


Natacha Santos e Érica Teixeira-11.º AJ
Rita Santos Silva – 12.º AJ 


 

GALERIA DE IMAGENS