Visita de estudo à Casa-Museu Camilo Castelo Branco

Rita Azeredo, Ana Trigo e Normando Leitão, do 12.º LR
06/12/2013

No passado dia 29 de novembro, a turma 12.º do curso de Línguas e Relações Empresariais, via científica, participou numa visita de estudo, no âmbito da disciplina de literatura portuguesa, com o docente Pedro Figueiredo...

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato

Visita de estudo à Casa-Museu Camilo Castelo Branco


No passado dia 29 de novembro, a turma 12.º do curso de Línguas e Relações Empresariais, via científica, participou numa visita de estudo, no âmbito da disciplina de literatura portuguesa, com o docente Pedro Figueiredo, no seguimento da leitura da obra “Amor de Perdição”, à Casa-Museu Camilo Castelo Branco.

Assim, houve a oportunidade de se observar desde pequenas exposições de outras obras do escritor até objetos da sua vida quotidiana, como, por exemplo, a banheira de água quente ou as camas excessivamente pequenas. Esta visita teve como objetivo o maior conhecimento, por parte dos alunos, da vida do autor, principalmente a literária e amorosa, fatores que contribuíram para a escrita da obra.

Primeiramente, visitaram o Centro de Estudos Camilianos, uma espécie de biblioteca municipal (onde todos têm acesso às obras de Camilo) com exposições de retratos do autor e de outros artefactos importantes, sem deixar de mencionar os seus bustos.

Posteriormente, foram recebidos por um guia que os enriqueceu com os conhecimentos que possuía acerca da vida e obras do romancista e que os presenteou com inúmeras curiosidades, citando até frases e comentários do novelista, muito aliciantes.

De seguida, iniciaram a visita à Casa, onde tiveram a oportunidade de reviver os tempos do Romantismo e sentir a presença de Camilo nas suas divisões prediletas: o escritório, o seu quarto e a cozinha. Apesar de a sala de estar não constar na lista das divisões mais estimadas, é a protagonista de toda a visita, onde podemos observar o relógio descrito em “Eusébio Macário”, os retratos dos seus filhos e a cadeira onde se suicidou devido à cegueira que o atormentava.

Estiveram em contacto, no escritório, com a vasta coleção de obras do escritor. Mesmo sendo romancista romântico, tinha obras de caráter realista, como de Eça de Queirós, e, no final de cada livro, fazia um pequeno comentário/aparte positivo ou negativo acerca do livro em questão.

Por último, dirigiram-se ao “verdadeiro” museu onde presenciaram outros ornamentos importantes na vida de Camilo, tal como o seu percurso de vida, através de faixas que retratavam várias zonas do país onde o novelista esteve.

Como símbolo da presença dos alunos e do professor, assinou-se um livro de visitas e tirou-se uma fotografia de recordação à entrada da casa, momentos que a turma não irá esquecer.

Foi uma visita considerada interessante, diferente e enriquecedora, pois é uma mais-valia para a leitura integral da obra “Amor de Perdição” do romancista que a turma está a estudar e que contribuiu para evoluir não só culturalmente, como também educacionalmente.

Pelos alunos Rita Azeredo, Ana Sofia Trigo e Normando Leitão do 12.º LR


 

GALERIA DE IMAGENS