O PODER DA FOTOGRAFIA EM SERRALVES

Sérgio Pereira
13/02/2012

A arte aqueceu o espírito num dia frio de inverno: conhecer uma das maiores instituições culturais de Portugal foi o objetivo desta visita de estudo ao Museu Fundação Serralves.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato

O poder da fotografia em Serralves

A arte aqueceu o espírito num dia frio de inverno: conhecer uma das maiores instituições culturais de Portugal foi o objetivo desta visita de estudo ao Museu Fundação Serralves. Um dia dedicado a explorar ideias e sensações em volta da arte, através das exposições, da música, com a oficina “Fábrica de Sons”, da natureza, com a visita orientada aos jardins da fundação e da arquitetura, com a perceção do museu projetado por Siza Vieira.

Por estes dias, Serralves tem as paredes do seu branco e retilíneo museu preenchidas com a fotografia em grande escala de Thomas Struth, artista alemão e génio da fotografia que tem marcado o panorama da arte contemporânea europeia nos últimos 30 anos. Pela primeira vez em Portugal este artista tem uma exposição em nome individual e, em Serralves, podemos ver como a fotografia assume a condição de um impressionante ensaio visual sobre o mundo em que vivemos, os seus tempos e os seus lugares. A exposição está dividida em séries, sobre cidades às imagens dos “paraísos” verdes, dos seus retratos de família às audiências de museu, dos lugares longínquos ou inacessíveis, como certos estaleiros no Oriente, a estações espaciais e laboratórios de aceleradores de partículas. A fotografia de Thomas Struth tem” construído uma evidência analítica da sociedade globalizada que caracteriza a civilização contemporânea.”

A segunda grande exposição que o museu nos apresenta este inverno é dedicada ao português Eduardo Batarda, um artista cuja obra se assume como um desafio: como interpretar a sua pintura e as suas imagens, referências e comentários? Esta exibição é uma ocasião para conhecer melhor o trabalho de um pintor singular, desde as primeiras obras da década de 1960 até aos quadros realizados em 2011, deste artista premiado com o Grande Prémio EDP Arte em 2007.

O museu de Serralves continua com entrada gratuita para o museu e jardins aos domingos de manhã.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
THOMAS STRUTH – até 26 FEV’12
EDUARDO BATARDA – até 26 MAR’12
mais informações em www.serralves.pt

Sérgio Pereira


 

GALERIA DE IMAGENS