Horta Biológica

André Sousa
03/07/2012

O projeto horta biológica teve início no ano de 2003, no âmbito do Clube Ciência Viva e mantem-se desde então com diferentes abordagens...

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato

Horta Biológica

O projeto horta biológica teve início no ano de 2003, no âmbito do Clube Ciência Viva e mantem-se desde então com diferentes abordagens. No entanto, os objetivos principais são os mesmos e passam não só pela criação de um espaço verde dinâmico, mas também pela promoção do contacto com a natureza e de hábitos saudáveis sem esquecer a redução de resíduos.

Nos últimos anos tem-se estabelecido algumas parcerias com o departamento ambiental da câmara de Vila Nova de Gaia, nomeadamente, através da participação em concursos, como é caso dos “espantalhos na horta” ou do fornecimento de alguns materiais, como por exemplo, um compostor orgânico.

Ultimamente, este projeto tem funcionado no âmbito das disciplinas de Ciências da Natureza e Ciências Naturais, e a horta tem sido um ponto de partida, ou um pretexto para a aquisição de conhecimentos neste domínio do conhecimento. A compostagem é um exemplo disso, a partir da qual se faz a integração de conhecimentos, quando o currículo aborda, por exemplo, a importância dos decompositores no ciclo da matéria.

Neste ano letivo, deu-se um maior ênfase às ervas aromáticas, devido à sua importância numa horta biológica, visto que estas constituem um meio para afastar alguns predadores dos produtos hortícolas, sem recorrer ao uso de pesticidas. Apesar de muitas das virtudes poderem ser questionáveis ou de efeito muito ligeiro, o uso destes produtos permite diversificar a nossa alimentação e torná-la mais saudável e agradável.

Por último, não se pode falar deste espaço, sem fazer referência ao papel fundamental que vários elementos da comunidade educativa têm desempenhado neste projeto. É o caso do Sr. Zacarias e do Sr. Arménio, que sem a sua colaboração não seria possível a sua concretização. A todos eles, muito obrigado.

André Sousa


 

GALERIA DE IMAGENS