Visita à Feira do Empreendedor

Ana Rita Tavares 12º Línguas e Relações Empresariais
09/01/2012

No dia 17 de Novembro de 2011 os alunos da via tecnológica dos cursos de Línguas e Relações Empresariais, de Contabilidade e Gestão e de Marketing e Estratégia Empresarial juntaram-se para visitar a feira do empreendedor no Centro de Congressos do Porto.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato

No dia 17 de Novembro de 2011 os alunos da via tecnológica dos cursos de Línguas e Relações Empresariais, de Contabilidade e Gestão e de Marketing e Estratégia Empresarial juntaram-se para visitar a feira do empreendedor no Centro de Congressos do Porto. A visita de estudo teve a duração de um dia inteiro e ocorreu como ajuda para a nova disciplina: Projeto Tecnológico e Estágio.

A viagem apesar de curta soube a muito. A diversão e a vontade de saber para o que iam falavam mais alto, os risos eram notórios e as brincadeiras também.

Para assistir à primeira conferência, as turmas dividiram-se por géneros: as raparigas visitaram o Museu do Vinho do Porto enquanto os rapazes assistiam à conferência “Simuladores de Entrevistas”. Findas estas atividades, as raparigas passaram a assistir à conferência “Women Inov” enquanto os rapazes visitavam o Museu. De tarde, as conferências foram opcionais: todos podiam escolher, dentro dos recursos, assistir às conferências “Como elaborar um vídeo currículo”, “Profissões com futuro”, “Conquistar um emprego em tempo de crise” e “Como procurar emprego nos países do espaço económico europeu”.

A Dr.ª Liliana Pereira mostrou afincadamente o Museu do Vinho do Porto, dando a conhecer a história e a importância do comércio do vinho do Porto no desenvolvimento histórico da cidade; como o Marquês de Pombal demarcou a zona do Porto para a produção do vinho, após o terramoto de 1755; a história do “Cais Novo” – espaço utilizado para armazenar o vinho, reconstruído em 2004 dando lugar ao Museu do Vinho do Porto; a distribuição do vinho; o porquê das caves de vinho se situarem na margem Sul do Douro; a importância dos barcos Rabelos e a história da “Ferreirinha”. As turmas puderam ver os barris com capacidades entre os 500 e 550 litros de vinho, o mapa feito pelo Barão Forrester assinalando os 210 pontos perigosos no rio Douro (Barão que morreu num naufrágio no Cachão da Valeira, local que assinalou no seu mapa, devido, segundo a lenda, ao peso do ouro que trazia nos bolsos), as louças fabricadas no século XIX, o ambiente de trabalho de um comerciante, as cartas utilizadas pelos mesmos, o desenvolvimento da Banca da cidade e o desenvolvimento das garrafas do Vinho do Porto, caraterizadas pela cor escura e os rótulos.

“Women Inov”, uma conferência dirigida a mulheres, apresentada pelas Dr.ªs Edite Amorim e Tânia Pinto, visando a apresentação de histórias sobre criatividade, pró-atividade e capacidade de trabalho, trouxe às mulheres das turmas do CIC uma visão geral sobre o empreendedorismo no feminino. Ficaram a saber a importância de: mostrar a parte negativa em cada um para “não haver surpresas”; trabalhar de graça ou a um preço justo; tirar partido da criatividade; feedbacks positivos e negativos; falhar; fazer o máximo possível; lançar projetos e melhorar depois; saber dizer NÃO (Obrigada!); aceitar os dias não produtivos; usar “separadores” para extravasar as emoções; celebrar um trabalho bem feito; pensar grande e constantemente na inovação; como quebrar o gelo com clientes; formas de andar para a frente com as ideias e como procurar ajuda noutros locais. Tiveram ainda oportunidade de conhecer os projetos “Thinkin Big” que une Psicologia Positiva e Expressão Corporal e ainda “TBalance”, “A Sua Secretária” e “Open Mind Network”.

“Simuladores de Entrevistas” deu uma visão geral aos nossos rapazes sobre as cinco etapas para uma entrevista de sucesso, o Modelo ACF (Atitude, Conhecimento, Ferramentas), os três tipos de cumprimento/expressões faciais e ainda receberam dicas de treino de entrevista, movimentos modulares, perguntas e respostas possíveis numa entrevista, como assumir informação e como escolhê-la e questões que devem colocar a si próprios antes de uma entrevista.

“Profissões com futuro” visou esclarecer quais as áreas profissionais de futuro e a importância de recolher informações sobre o caminho que quisermos escolher, falar com profissionais da área e conhecer o currículo do curso (no caso dos nossos alunos), ter noção do ambiente que nos rodeia, o número de profissionais na área, a necessidade de mais profissionais e as condições de mercado. Conheceram ainda algumas áreas em que, segundo a profissional, deviam escolher tais como: gestão ambiental, engenharia ambiental, energias renováveis, gestão de redes sociais, e-learning e educação, prestação de serviços, apoio domiciliário, cuidados de saúde e acompanhamento a pessoas da terceira idade. Aprenderam ainda a necessidade de ser pró-ativo, ter iniciativa, ser persistente, ser criativo e manter-se informado, assim como a necessidade cada vez maior de fazer voluntariado.

“Como elaborar um vídeo currículo” mostrou a todos, exemplificando, o modo de tratamento de imagem, a definição, as informações a colocar, o que é necessário e desnecessário e os objetivos e importância da realização de um vídeo currículo para a inovação.

“Conquistar um emprego em tempo de crise” foi uma conferência que mostrou o que se procura no mercado de trabalho, como o mundo está em mudança, a evolução do High Tech para o High Touch, a diferença entre Emprego e Carreira e a importância da vocação.

“Como procurar emprego nos países do espaço económico europeu” mostrou a todos o fácil acesso à informação de empregos e colocação a nível dos países do espaço económico europeu assim como a exemplificação de como aderir ao site de informações dos empregos e como devemos procurar informação no mesmo.
Todos os alunos puderam ainda visitar a feira, propriamente dita, e contactar diretamente com todos os responsáveis dos stands em exposição, desde empresas de todos os géneros a apresentações de Universidades.

Foi uma visita de estudo extremamente animada e dinâmica e que dificilmente algum dos participantes irá esquecer.

Ana Rita Tavares 12º Línguas e Relações Empresariais


 

GALERIA DE IMAGENS