ReCICla - Projecto de educação ambiental

CIC
05/02/2010

Foi com uma acção provocatória que o projecto reCICla se deu a conhecer a toda a comunidade educativa, embora de forma enigmática. Foi grande a curiosidade em torno da exposição dos resíduos, em pleno átrio das instalações do ensino secundário do Colégio…

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Dia Europeu das Línguas
 
ReCiCla     ReCICla - Projecto de educação ambiental  








 

 

Apresentação

O projecto reCICla surge como uma actividade a desenvolver no âmbito do Projecto Educativo do Colégio, nomeadamente no seu capítulo 2, ponto 7, capítulo 3 pontos 15 e 16, dos quais destacamos os seguintes excertos:

“os elementos da Comunidade Educativa ajudam os jovens, como membros de um mesmo grupo humano, e procuram inseri-los no mundo, de forma responsável e construtiva“

“ a estrutura participativa deve levar os alunos a assumirem responsabilidades de acordo com os respectivos escalões e idades, preparando-os para a aceitação e o exercício de responsabilidades sociais “

“desenvolvendo a sensibilidade dos alunos para comparticiparem tanto nas preocupações como nas iniciativas e projectos que possam reverter em bem da comunidade, começando pelo meio mais próximo”.


Pretende-se que o presente projecto se venha a desenvolver por etapas e ao longo dos próximos anos lectivos, com o principal objectivo de Educar a comunidade escolar para a importância da separação dos resíduos gerados, para que estes sejam devidamente encaminhados para os Sistemas de Valorização apropriados, possibilitando desta forma a redução do consumo de recursos naturais, dando assim a nossa contribuição para o desenvolvimento sustentável do nosso planeta.

No presente ano lectivo o projecto recCICla vai concentrar os seus esforços na promoção / incentivo da separação dos resíduos gerados pelos alunos (e restante comunidade educativa) no decurso das actividades lectivas. Assim, estão planeadas um conjunto de actividades que se desenvolverão durante todo o ano lectivo e das quais iremos dando conhecimento.


Actividade 1 – Caracterização dos resíduos

Por forma a definir os objectivos operacionais do projecto foi necessário proceder à caracterização dos resíduos actualmente gerados no Colégio e para isso foi necessário “pôr mãos à obra”, literalmente…
Um conjunto de alunos das turmas 12 BT1 e BT2 reuniram os resíduos de um dia de actividades lectivas e separaram-nos de acordo com as regras da reciclagem...

[+] Saiba mais..


Actividade 2 – Exposição dos resíduos

Foi com uma acção provocatória que o projecto reCICla se deu a conhecer a toda a comunidade educativa, embora de forma enigmática.
Foi grande a curiosidade em torno da exposição dos resíduos, em pleno átrio das instalações do ensino secundário do Colégio… Às 10h30, quando soou a campainha para o primeiro intervalo da manhã, a comunidade educativa deparou-se com um “monte de lixo”, bem em frente à escadaria de acesso ao bloco 3, e com uma afirmação ambígua: “Esta é a TUA marca”.

[+] Saiba mais..


Actividade 3 – Reunião com as colaboradoras não docentes

Dada a extrema importância do papel das colaboradoras não docentes no correcto encaminhamento dos resíduos separados pelos alunos, foi levada a cabo uma reunião com as referidas colaboradoras para lhes apresentar o projecto, nomeadamente as alterações que serão concretizadas na distribuição e logística dos recipientes para a recolha dos resíduos.

Constatou-se uma elevada motivação e preocupação das colaboradoras do Colégio com a problemática da separação dos resíduos, pelo que estas serão, certamente, umas aliadas de grande importância na caracterização de todo o projecto.

 

Actividade 4 – Novos equipamentos para separação de resíduos

A partir de agora já não há desculpas… o Núcleo do Ensino Secundário do CIC passou a estar equipado com um conjunto de equipamentos que permitirão a todos separar correctamente os resíduos que geram durante o tempo que passam na Escola.

[+] Saiba mais..

Actividade 5 – Sensibilização da comunidade educativa

Apesar de há já algum tempo não darmos notícias, o projecto reCICla não parou… temos andado ocupados a sensibilizar toda a comunidade para que separem os seus resíduos, pois agora já não há desculpas… o Colégio está suficientemente equipado para que possas facilmente ajudar nesta tarefa.

[+] Saiba mais..

Actividade 6 – Parabéns… Agora a tua MARCA é bem diferente!

Em pouco mais de meio ano, a comunidade escolar passou de uma situação em que não separava os seus resíduos para uma separação de 72 % do total de resíduos produzidos. Mas ainda há caminho a percorrer…

[+] Saiba mais..

 

 


 

GALERIA DE IMAGENS