Carvalhos Governam

Governo CIC
27/04/2009

Construir um governo formado por estudantes. Foi este o intuito do desafio que a revista Fórum estudante lançou ao país e que foi aceite por dezenas de escolas e centenas de alunos do secundário, entre as quais o Colégio Internato dos Carvalhos.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Carvalhos Governam
 
  Carvalhos Governam


Construir um governo formado por estudantes. Foi este o intuito do desafio que a revista Fórum estudante lançou ao país e que foi aceite por dezenas de escolas e centenas de alunos do secundário, entre as quais o Colégio Internato dos Carvalhos.

O concurso consistia na apresentação e debate de medidas políticas por cada escola participante, representada por uma equipa de ministros, cada um com a sua pasta específica.

A lista do CIC, constituída por José Cidade (12ºBT2) como 1º Ministro, Inês Lapa (11ºAG) como Ministra da Juventude, Diogo Silva (11ºCG) como Ministro das Finanças, Tiago Devesa (11ºQA) como Ministro do Ambiente, Miguel Lopes (11ºQA) como Ministro da Educação e José Morais (11º IF) como ajudante, secretário e ministro da claque.

Depois de numerosas reuniões onde foram discutidas todas as medidas do governo CIC com afinco, sendo de realçar a valiosíssima ajuda do professor acompanhante André Rocha, participámos na fase distrital desta competição.

Passámos então à grande final nacional, como representantes do distrito do Porto. Mais trabalho se seguiu e, finalmente, na madrugada do dia 22 de Abril o governo CIC partiu rumo à capital.

Chegados a Lisboa, os ministros foram rapidamente recebidos e encaminhados para o vasto auditório do Instituto Superior de Ciências Sociais Políticas. O ambiente era de grande responsabilidade e era nítido que a competição ia ser renhida. Depois da cerimónia de abertura e da apresentação do programa dos vários governos seguiu-se um intervalo para almoço. Neste, foi possível conhecer membros de outras escolas, o que ajudou a aligeirar a tensão existente e a criar um ambiente mais descontraído e positivo.

Mas tudo o que é fácil acaba e cedo voltámos ao debate, onde as escolas se interpelaram umas às outras, refutando e esclarecendo medidas, tentando provar quais os mais competentes e merecedores do lugar como governantes deste governo jovem.

Depois de umas horas exaustivas, chegou-se ao momento da verdade: a votação. Encorajados a tomarem a decisão correcta, os ministros das várias escolas fizeram o seu voto secreto. Os resultados não tardaram a chegar: de novo um empate pelo primeiro lugar tinha ocorrido e mais uma vez o Colégio se encontrava entre os empatados. Uma nova votação tomou lugar e desta vez os resultados foram conclusivos. Em segundo lugar, a escola Alves Martins de Viseu e em primeiro… o Colégio Internato dos Carvalhos!

Os momentos que se seguiram foram de elevado ânimo e o calor das emoções aflorou. Todas as escolas se congratularam entre si, sendo que o convívio gerado foi de um valor enorme.

Os três primeiros lugares foram premiados, tendo o CIC recebido um cheque de 2000 euros para aplicar num projecto educativo e um computador portátil para cada um dos ministros.

Durante o próximo ano, o governo do CIC exercerá as suas devidas funções, sendo o nosso primeiro desafio apresentar o nosso programa eleitoral na Assembleia da República.

Na memória ficarão para sempre os bons momentos, tudo o que aprendemos e, fundamentalmente, toda a gente que conhecemos, jovens activos e com vontade de mudança.

Deixamos um agradecimento especial para todos aqueles que de uma forma directa ou indirecta contribuíram para que este exercício de cidadania se tenha podido realizar

Um muito Obrigado e… Votem sempre!

Governo CIC.
 

A reportagem da RTP 2:

 
 

 

GALERIA DE IMAGENS