Comemoração do Dia da Mulher

11.º CG
13/03/2009

No passado dia 6 de Março, os alunos do 11.º ano, turma CG, deslocaram-se ao Bloco 1 do CIC, para divulgarem o Curso de Contabilidade e Gestão, junto dos alunos do 9.º ano. A actividade teve como ponto de partida a comemoração do Dia da Mulher, com a oferta, às mulheres (alunas e professoras), de «MIMOS» (saquinhos com flores secas).

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
No passado dia 6 de Março
 
Comemoração do Dia da Mulher


No passado dia 6 de Março, os alunos do 11.º ano, turma CG, deslocaram-se ao Bloco 1 do CIC, para divulgarem o Curso de Contabilidade e Gestão, junto dos alunos do 9.º ano.

A actividade teve como ponto de partida a comemoração do Dia da Mulher, com a oferta, às mulheres (alunas e professoras), de “MIMOS” (saquinhos com flores secas).

Os “MIMOS” foram artigos produzidos pelos alunos, com o objectivo de aplicação de conceitos multidisciplinares, nomeadamente:

  • Elaboração do projecto
  • Planeamento das tarefas e controlo
  • Aquisição das matérias-primas
  • Produção
  • Cálculo do custo da produção
  • Registo na contabilidade
  • Apresentação do produto

A todos os alunos foi distribuído um desdobrável, com um texto sobre a origem do Dia da Mulher e, ainda, com a explicação de algumas tarefas levadas a cabo nas disciplinas de Organização e Gestão de Empresas e de Contabilidade Financeira e aplicadas à produção dos “MIMOS”.

O encontro com o 9.º ano cumpriu os objectivos e os alunos do 11.º ano, turma CG, mostraram-se satisfeitos e manifestaram vontade de, no próximo ano, voltarem a repetir esta iniciativa.


ORIGEM DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER
 

O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher.

Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, deflagra um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: reivindicaram o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan "Pão e Rosas", em que o pão simbolizava a estabilidade económica e as rosas uma melhor qualidade de vida.

Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".

11.º CG
 

 

 

GALERIA DE IMAGENS