Do Conhecimento ao Oceanário

Dep. de C. Naturais e C.Matemáticas
25/05/2009

Os Departamentos Curriculares de Ciências Naturais e Ciências Matemáticas organizaram uma visita de estudo conjunta direccionada aos alunos do 5º ano, ao Pavilhão do Conhecimento, que teve lugar no passado dia 15 de Maio.

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Do Conhecimento ao Oceanário
 
  Do Conhecimento ao Oceanário


Os Departamentos Curriculares de Ciências Naturais e Ciências Matemáticas organizaram uma visita de estudo conjunta direccionada aos alunos do 5º ano, ao Pavilhão do Conhecimento, que teve lugar no passado dia 15 de Maio.

No Pavilhão do Conhecimento, a Matemática está bem Viva na exposição interactiva que oferece aos alunos mais de sessenta maneiras diferentes de aprender Matemática a brincar, ou de aprender a brincar com a Matemática. Para além de útil e verdadeiramente indispensável, a Matemática pode ser até bastante divertida e está presente em quase todas as actividades do nosso dia-a-dia, ainda que muitas vezes disso não nos dêmos conta.

Na sala do Explora os alunos puderam explorar por si próprios, experimentar à sua vontade, num espaço que se pretende como uma "floresta de fenómenos naturais”, fenómenos do dia-a-dia de todos nós, por vezes aparentemente complexos, que aqui são abordados de uma forma divertida, simples, familiar, de um ponto de vista universal e científico. Puderam criar e tocar num tornado e até mesmo modificar as suas características, rodando uma simples manivela. Descobriram que nem todas as sombras são a preto e branco e verificaram quantas cores diferentes conseguiam fazer com as suas sombras. Fizeram uma bolha de sabão gigante com apenas um leve sopro, e ainda antes de ela rebentar viram as suas cores cintilantes, em mais uma das actividades desta exposição onde a física, o humor e a arte coexistem para criar módulos interactivos e instrutivos.

Na actividade Espaço a última fronteira, os alunos simularam a deslocação em solo lunar e verificaram que a tarefa não é tão simples como parece… Este módulo da exposição pode ser traduzido numa moral, como em todas as histórias, que se aplica como uma luva à vida dos nossos alunos: “Só com muito estudo, trabalho e dedicação podes realizar o sonho de voar”. No entanto, alguns puderam experimentar a sensação do trapezista, ao pedalar na bicicleta suspensa sobre uma rede de circo.

No Oceanário, entrámos no barco da imaginação e fizemos uma verdadeira viagem à volta do mundo. Fomos até aos Açores, com as suas rochas basálticas, e ficámos a perceber a importância dos animais se adaptarem ao seu ambiente. Visitámos a Antárctida, onde os pinguins nos receberam vestidos a rigor. Num momento muito engraçado, o nosso guia ensinou-nos a importância do “abraço” para nos sentirmos quentinhos, imitando o que fazem os pinguins durante as grandes tempestades de neve. Na “casa” da Amália e do Eusébio fomos recebidos, com muitas brincadeiras, por estas amorosas lontras, que não se cansaram de dar espectáculo, provando que são verdadeiros artistas, como aqueles que lhes deram os nomes. A chegada à floresta tropical húmida foi acompanhada por um verdadeiro concerto musical: os pássaros e as aves mostraram que sabem receber as suas visitas. Os peixes não quiseram ficar atrás e puseram as suas escamas mais coloridas para criar um verdadeiro arco-íris subaquático. No grande tanque central, um grandioso aquário com cerca de 1000 m2 e 5000 m3 que representa o grande oceano que une todos os nossos continentes, foi com espanto que vimos a Lua….. Sim, mas o peixe!!! Este animal fantástico, quando observado de baixo para cima, em contraste com a água, parece uma lua cheia a iluminar os nossos sonhos de exploradores dos mares.

Neste gigantesco aquário vivem pacificamente cerca de 100 espécies diferentes, de vários recantos do oceano. A temperatura da água permite uma convivência harmoniosa entre peixes tropicais e de águas temperadas. Graças aos seus 7 metros de profundidade, é também possível distinguir perfeitamente entre as espécies que preferem nadar à superfície das que vagueiam junto ao fundo.

Os jogos de luz, som e cheiro que acompanham o movimento dos diferentes animais, criam uma coreografia surpreendente que nos envolveu durante toda a visita e que nos prendia ao mar, de tal forma que, por nossa vontade, teríamos permanecido muito mais tempo no fundo do oceano. Assim é fácil entender o fascínio do mar…….

Em forma de balanço, podemos afirmar que esta actividade foi um momento único e inesquecível, que ficará na memória de todos os que participaram nesta aventura por “mares já navegados”. Além de alargar horizontes geográficos, a visita permitiu adquirir conhecimentos e vivenciar experiências que seriam impossíveis no contexto sala de aula.

Não podemos deixar de agradecer aos colegas Ana Lopes, Carla Santos, Cristina Baptista, Isidro Pinheiro e Ismael Gomes pela disponibilidade que mostraram em acompanhar os alunos nesta “Aventura pelo Conhecimento”, apesar das horas “impróprias” a que tivemos que partir e chegar. Mas, como diz o Poeta/Cientista António Gedeão/Rómulo de Carvalho “O sonho comanda a vida e sempre que o Homem sonha o Mundo pula e avança…”, nós, com os nossos sonhos, avançámos um pouco mais ao encontro do respeito e empenho que os nossos alunos nos merecem. O nosso agradecimento também aos pais pela imensa compreensão.

Alice viveiros, professora de Ciências da Natureza
André de Sousa, professor de Ciências da Natureza
António Pedro Rebelo, professor de Ciências da Natureza
Pedro Gil Martins, professor de Matemática
Sandra Campelos, professora de Matemática
 

 

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